.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a Sexta das 8:00h às 14:00h

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 10 de Fevereiro de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

A Prefeitura de Itaituba, por meio da SEMAGRA – Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a SEDAP, realizaram visitação nesta Quinta-Feira ao Sítio Pingos de Ouro, dessa vez para comemorar o sucesso do cultivo da Mandioca.

Essa parceria com o Município e o Estado vem gerando excelentes frutos, a exemplo do cultivo da mandioca


A Prefeitura de Itaituba, por meio da SEMAGRA – Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a SEDAP – Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pesca do Pará, realizaram visitação nesta Quinta-Feira ao Sítio Pingos de Ouro, dessa vez para comemorar o sucesso do cultivo da Mandioca.

O Sítio “Pingos de Ouro”, de propriedade da agricultora Cleane Martins, vem se tornando um canteiro de experimentos para diversas culturas da agricultura familiar de pequeno e médio ciclo produtivo em Itaituba. Essa parceria com o Município e o Estado vem gerando excelentes frutos, a exemplo do cultivo da mandioca.

Nessa fase, técnicos da SEDAP, SEMAGRA e agricultores familiares estão se dedicando à produção de estacas de manivas – sementes com melhoramento genético, uma ação que faz parte do Projeto de Desenvolvimento da Cadeia produtiva da Cultura da Mandioca em parceria com a EMATER.

As manivas – sementes experimentadas aqui são de quatro variedades desenvolvidas pela EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias: Mari, Formosa, Jurará e Manivão. Com o melhoramento genético aplicado a expectativa é de que a produção precoce da mandioca alcance o dobro do normal, entre 27 e 30 toneladas por hectares.

A agricultora Cleane Martins, que já atua a muitos anos na produção de farinha de mandioca, conhecida como “Pingos de Ouro”, comemora o sucesso da produção das manivas e mais do que isso, a alegria em mais uma vez colaborar com esses importantes experimentos em sua área rural e dessa forma ajudar também outros produtores rurais da região Sudoeste do Estado que estarão recebendo as manivas – sementes produzidas aqui.

De acordo com a diretora de Fomento da Secretaria de Agricultura de Itaituba, Nair Almada, a partir da próxima Segunda-Feira, 13, os agricultores interessados em adquirir as manivas para a produção da mandioca em suas propriedades, poderão realizar o cadastro na própria secretaria e fazer parte do programa, que pretende expandir ainda mais a produção da Agricultura Familiar em Itaituba e região, através da parceria do Governo do Estado e a Prefeitura de Itaituba.

ASCOM/PMI

867 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
UFM - 2022

R$ 12,12

.
.

Prefeitura Municipal de Itaituba - PA.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.