.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a Sexta das 8:00h às 14:00h

Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 14 de Fevereiro de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeitura de Itaituba promoveu reunião com o setor mineral para tratar da atual situação dos garimpos na região Sudoeste do Estado. A economia dos municípios vem sendo bastante afetada e a ideia é a implementação de um modelo de garimpos sustentáveis.

Representantes de Associações, Cooperativas de Garimpeiros e a sociedade civil participaram do encontro que aconteceu no auditório da Secretaria de Educação – Semed.


A reunião realizada pela Prefeitura de Itaituba, por meio da Secretaria Municipal de Mineração e Meio Ambiente, teve como principal objetivo, discutir a atual situação dos trabalhadores das regiões garimpeiras, nos municípios que compõem o Sudoeste do Pará, a exemplo de Itaituba, Jacareacanga, Novo Progresso, que tem no garimpo de ouro a principal base econômica.

O Prefeito de Itaituba Valmir Climaco (MDB), que liderou o encontro, demonstrou bastante preocupação com o futuro desses trabalhadores que residem em áreas de garimpos, pois muitos já estão enfrentando dificuldades para a manutenção do sustento familiar. Valmir sugeriu uma reunião com os demais prefeitos da região para discutir um modelo de garimpo sustentável e dessa forma evite a paralisação total das atividades. Em seu discurso o Prefeito defendeu que seja formada uma Comissão de Prefeitos para apresentar em audiência com o Governador do Pará Helder Barbalho (MDB), que é possível continuar trabalhando de forma consciente sem danos ao meio ambiente, de forma sustentável.

Itaituba também está entre os 15 municípios atingidos pelo Decreto nº 2.887 do governo do estado que estabelece situação de Emergência Ambiental. Medidas que segundo a Secretaria de Mineração e Meio Ambiente de Itaituba já estão impactando na vida das pessoas que moram nessas regiões.  

“A fiscalização tem que existir tanto por parte do município, do Estado e da União, mas a gente sabe da importância que a atividade garimpeira aqui de Itaituba e toda região e acredita que é possível criar um projeto de garimpo sustentável, modelo que diminua drasticamente o impacto ambiental e aumente a produção de ouro na região, consequentemente melhorando a qualidade de vida das pessoas.” Destacou o secretário Bruno Rolim.

Representantes de Associações, Cooperativas de Garimpeiros e a sociedade civil participaram do encontro que aconteceu no auditório da Secretaria de Educação – Semed.

 

ASCOM/PMI

3361 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
UFM - 2022

R$ 12,12

.
.

Prefeitura Municipal de Itaituba - PA.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.