.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a Sexta das 8:00h às 14:00h

Educação - Terça-feira, 02 de Abril de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

SECRETARIA DE SAÚDE IMPLANTA PROJETO HUMANIZASUS ITAITUBA

SECRETARIA DE SAÚDE IMPLANTA PROJETO HUMANIZASUS ITAITUBA


SECRETARIA DE SAÚDE IMPLANTA PROJETO HUMANIZASUS ITAITUBA

SECRETARIA DE SAÚDE IMPLANTA PROJETO HUMANIZASUS ITAITUBA

O Projeto HumanizaSus Itaituba foi implantado pela Secretaria de Saúde através da Diretoria de Vigilância em Saúde e o Núcleo de Educação Permanente em Saúde. O lançamento aconteceu no dia 21, nas dependências do Centro de Convenções Daniel Bergue, com a presença do gestor municipal Valmir Climaco e autoridades na área da saúde, representantes de empresas parceiras e funcionalismo representando os Unidades e Programas Básicos de Saúde. 
Dando inicio a programação foi formada a mesa com as autoridades: Prefeito Municipal - Valmir Climaco de Aguiar; Secretário de Saúde - Iamax Prado; Diretor da Vigilância Sanitária em Saúde - Cleydson Colares; Diretor do Núcleo de Educação Permanente em Saúde – Waleyson Marcelo; Diretor Hospital Municipal – Adriano Coutinho; Presidente do Projeto Somar – Eunice de Moraes; Coordenadora NASF- Lucilene Oeiras; Coordenadora do PSE – Fabrícia Torres; SINDSAÚDE – Rosangela; UFOPA – Fabiana. A programação se estendeu por toda a tarde, com apresentação de vídeos, mensagem de paz de representantes da sociedade civil organizada, palestras, finalizando com momento de muito lazer e apresentação da Banda Estágio 3.
A decoração do local ficou a critérios dos servidores da saúde, e para cada programa, posto de saúde foi reservado um espaço para decorar o local de acordo com o tema do programa.
O HumaninaSus é um Programa do Ministério da Saúde, implantado pelo governo federal, em 20 de março de 2003. Somente agora depois de dezesseis (16) anos, a atual gestão da Secretaria de Saúde viu a necessidade de implantar no município, para aperfeiçoar seus servidores em suas atribuições para com os pacientes. 
HUMANIZASUS é um projeto aberto de Humanização do Núcleo de Educação permanente em saúde- NEPS da secretaria de saúde de Itaituba para ampliar o diálogo para melhorar as relações humanas, dando ênfase no desenvolvimento individual e intelectual da cada ser humano, motiva a prática humanizada no cotidiano, qualificando o servidor da saúde para ser exemplo e multiplicador.
Incentiva a harmonia entre gestores, trabalhadores, usuários e a sociedade as quais devem estar inseridas em todas as políticas e programas do SUS, manter ativo e permanente a motivação e a pratica das relações interpessoal, aperfeiçoando as relações de forma a garantir a humanização.
Tem como objetivo proporcionar aos profissionais de saúde, reflexão e melhoramento nas relações interpessoais, qualidade e satisfação de todos os envolvidos. Tendo como principal objetivo, Criar uma rede social humanizada em Itaituba do SUS; Organizar encontros nos estabelecimentos de saúde do SUS e Promover a troca de saberes, conhecimentos e garantir o diálogo. 
A fala das autoridades reforçou o objetivo do projeto aos presentes:
Para o Coordenador Wayleson Marcelo: “O HumanizaSUS é um programa que já existe há dezesseis(16) anos. E somente agora o secretário Iamax Prado adotou a ideia. Disse ainda que, para ter sucesso é preciso que todos nós adotemos a pratica de amar uns aos outros, para fazermos jus ao nosso slogan; Harmonia e Cooperação, que é doar sentimentos. Em seguida sugeriu a dinâmica de abraçar a pessoa ao lado para sentir o verdadeiro espirito do HumanizaSUS Itaituba.
O Diretor Cleydson Colares disse; “O HumanizaSUS é um programa do Ministério da Saúde, igual a tantos outros que já temos na nossa rede de saúde pública. A diferença é que o HumanizaSUS Itaituba veio para qualificar o profissional da saúde, pra ele poder melhorar diariamente o seu comportamento, seu equilíbrio emocional e colocar em prática não só no seu dia a dia de trabalho, como com sua família, sua comunidade e a sociedade de modo geral, ressaltou o diretor”.
Adriano Coutinho, ditetor do HMI, em suas palavras, enfatizou: “Vocês sabem que o HMI é a unidade que mais atende usuários, são cerca de cinco (05) mil por mês. E pra cumprir os princípios do SUS precisamos dessa humanização. Mas sabemos que como profissionais da saúde, dominamos a teoria e colocarmos em prática nossos conhecimentos em termos de humanização. Pois precisamos todos os dias crescer como ser humano, com novos valores éticos e Moraes e assim colocar em práticas esses conceitos, para oferecermos o melhor tratamentos aos nossos usuários.
O Secretário de Saúde Iamax Prado, falou do valor que é o HumanizaSUS Itaituba: “Agradeço ao nosso gestor por nos apoiar, aos nossos parceiros nessa empreitada e a todos vocês que atenderam nosso chamado. Quero salientar que para que esse projeto dê certo, precisamos somar uns com ou outros, com novas ideias, unir forças, contar com a cooperação dos profissionais. Sabemos que a nossa rotina é extensa, são muitos compromissos envolvendo uma série de coisas ligados a saúde tanto na zona urbana quanto na rural. E a ideia de lançarmos o HumanizaSUS Itaituba, é um avanço para nossa saúde, pois somente agora depois dezesseis (16) anos, que existe o programa do Ministério da Saúde, é, que, tivemos a iniciativa de implantarmos aqui. Iamax Prado, concluiu suas palavras com uma passagem da bíblia; “ 1Coríntios cap. 13-8, que fala do Amor. Diz assim: Ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom da profecia, saiba todos os mistérios e todo o conhecimento e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei. Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me valerá. O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 
A reflexão da palavra diz: Mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil.

O prefeito municipal Valmir Climaco, no uso da palavra ressaltou a importância da implantação da implantação desse projeto. Enfatizou ainda, que por conta da demanda da procura tanto no hospital municipal, quanto nos postos de saúde, se faz necessário a implantação do Humaniza SUS, para reciclar melhor o profissional, que muitas das vezes trabalha com um grau alto de estresse.

Disse ainda, que já recebeu muitas denuncias, mas que todas são apuradas e na sua maioria, não é verdade. E aproveitou a oportunidade, para parabenizar o diretor do HMI Adriano Coutinho, por fazer um trabalho muito bonito à frente da Unidade, o qual só tem gerado elogios a sua pessoa e estendeu os agradecimentos pelo grande profissional, uma vez que nunca recebeu denuncias desse servidor.

Gradeceu o empenho do Secretario Iamax Prado, pela coragem de implantar mais um programa na secretária, que com certeza vai contribuir para o servidor começar a se policiar, prestando um serviço de qualidade, melhorando a comunicação, o diálogo entre profissional e paciente, uma vez que sabemos, que é o desejo da população, disse.

ASCOM/PMI


596 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
UFM - 2022

R$ 12,12

.
.

Prefeitura Municipal de Itaituba - PA.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.