SECRETARIA DE SAÚDE IMPLANTA PROJETO HUMANIZASUS ITAITUBA

Educação - Terça-feira, 02 de Abril de 2019


SECRETARIA DE SAÚDE IMPLANTA PROJETO HUMANIZASUS ITAITUBA

SECRETARIA DE SAÚDE IMPLANTA PROJETO HUMANIZASUS ITAITUBA

O Projeto HumanizaSus Itaituba foi implantado pela Secretaria de Saúde através da Diretoria de Vigilância em Saúde e o Núcleo de Educação Permanente em Saúde. O lançamento aconteceu no dia 21, nas dependências do Centro de Convenções Daniel Bergue, com a presença do gestor municipal Valmir Climaco e autoridades na área da saúde, representantes de empresas parceiras e funcionalismo representando os Unidades e Programas Básicos de Saúde. 
Dando inicio a programação foi formada a mesa com as autoridades: Prefeito Municipal - Valmir Climaco de Aguiar; Secretário de Saúde - Iamax Prado; Diretor da Vigilância Sanitária em Saúde - Cleydson Colares; Diretor do Núcleo de Educação Permanente em Saúde – Waleyson Marcelo; Diretor Hospital Municipal – Adriano Coutinho; Presidente do Projeto Somar – Eunice de Moraes; Coordenadora NASF- Lucilene Oeiras; Coordenadora do PSE – Fabrícia Torres; SINDSAÚDE – Rosangela; UFOPA – Fabiana. A programação se estendeu por toda a tarde, com apresentação de vídeos, mensagem de paz de representantes da sociedade civil organizada, palestras, finalizando com momento de muito lazer e apresentação da Banda Estágio 3.
A decoração do local ficou a critérios dos servidores da saúde, e para cada programa, posto de saúde foi reservado um espaço para decorar o local de acordo com o tema do programa.
O HumaninaSus é um Programa do Ministério da Saúde, implantado pelo governo federal, em 20 de março de 2003. Somente agora depois de dezesseis (16) anos, a atual gestão da Secretaria de Saúde viu a necessidade de implantar no município, para aperfeiçoar seus servidores em suas atribuições para com os pacientes. 
HUMANIZASUS é um projeto aberto de Humanização do Núcleo de Educação permanente em saúde- NEPS da secretaria de saúde de Itaituba para ampliar o diálogo para melhorar as relações humanas, dando ênfase no desenvolvimento individual e intelectual da cada ser humano, motiva a prática humanizada no cotidiano, qualificando o servidor da saúde para ser exemplo e multiplicador.
Incentiva a harmonia entre gestores, trabalhadores, usuários e a sociedade as quais devem estar inseridas em todas as políticas e programas do SUS, manter ativo e permanente a motivação e a pratica das relações interpessoal, aperfeiçoando as relações de forma a garantir a humanização.
Tem como objetivo proporcionar aos profissionais de saúde, reflexão e melhoramento nas relações interpessoais, qualidade e satisfação de todos os envolvidos. Tendo como principal objetivo, Criar uma rede social humanizada em Itaituba do SUS; Organizar encontros nos estabelecimentos de saúde do SUS e Promover a troca de saberes, conhecimentos e garantir o diálogo. 
A fala das autoridades reforçou o objetivo do projeto aos presentes:
Para o Coordenador Wayleson Marcelo: “O HumanizaSUS é um programa que já existe há dezesseis(16) anos. E somente agora o secretário Iamax Prado adotou a ideia. Disse ainda que, para ter sucesso é preciso que todos nós adotemos a pratica de amar uns aos outros, para fazermos jus ao nosso slogan; Harmonia e Cooperação, que é doar sentimentos. Em seguida sugeriu a dinâmica de abraçar a pessoa ao lado para sentir o verdadeiro espirito do HumanizaSUS Itaituba.
O Diretor Cleydson Colares disse; “O HumanizaSUS é um programa do Ministério da Saúde, igual a tantos outros que já temos na nossa rede de saúde pública. A diferença é que o HumanizaSUS Itaituba veio para qualificar o profissional da saúde, pra ele poder melhorar diariamente o seu comportamento, seu equilíbrio emocional e colocar em prática não só no seu dia a dia de trabalho, como com sua família, sua comunidade e a sociedade de modo geral, ressaltou o diretor”.
Adriano Coutinho, ditetor do HMI, em suas palavras, enfatizou: “Vocês sabem que o HMI é a unidade que mais atende usuários, são cerca de cinco (05) mil por mês. E pra cumprir os princípios do SUS precisamos dessa humanização. Mas sabemos que como profissionais da saúde, dominamos a teoria e colocarmos em prática nossos conhecimentos em termos de humanização. Pois precisamos todos os dias crescer como ser humano, com novos valores éticos e Moraes e assim colocar em práticas esses conceitos, para oferecermos o melhor tratamentos aos nossos usuários.
O Secretário de Saúde Iamax Prado, falou do valor que é o HumanizaSUS Itaituba: “Agradeço ao nosso gestor por nos apoiar, aos nossos parceiros nessa empreitada e a todos vocês que atenderam nosso chamado. Quero salientar que para que esse projeto dê certo, precisamos somar uns com ou outros, com novas ideias, unir forças, contar com a cooperação dos profissionais. Sabemos que a nossa rotina é extensa, são muitos compromissos envolvendo uma série de coisas ligados a saúde tanto na zona urbana quanto na rural. E a ideia de lançarmos o HumanizaSUS Itaituba, é um avanço para nossa saúde, pois somente agora depois dezesseis (16) anos, que existe o programa do Ministério da Saúde, é, que, tivemos a iniciativa de implantarmos aqui. Iamax Prado, concluiu suas palavras com uma passagem da bíblia; “ 1Coríntios cap. 13-8, que fala do Amor. Diz assim: Ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom da profecia, saiba todos os mistérios e todo o conhecimento e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei. Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me valerá. O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 
A reflexão da palavra diz: Mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil.

O prefeito municipal Valmir Climaco, no uso da palavra ressaltou a importância da implantação da implantação desse projeto. Enfatizou ainda, que por conta da demanda da procura tanto no hospital municipal, quanto nos postos de saúde, se faz necessário a implantação do Humaniza SUS, para reciclar melhor o profissional, que muitas das vezes trabalha com um grau alto de estresse.

Disse ainda, que já recebeu muitas denuncias, mas que todas são apuradas e na sua maioria, não é verdade. E aproveitou a oportunidade, para parabenizar o diretor do HMI Adriano Coutinho, por fazer um trabalho muito bonito à frente da Unidade, o qual só tem gerado elogios a sua pessoa e estendeu os agradecimentos pelo grande profissional, uma vez que nunca recebeu denuncias desse servidor.

Gradeceu o empenho do Secretario Iamax Prado, pela coragem de implantar mais um programa na secretária, que com certeza vai contribuir para o servidor começar a se policiar, prestando um serviço de qualidade, melhorando a comunicação, o diálogo entre profissional e paciente, uma vez que sabemos, que é o desejo da população, disse.

ASCOM/PMI


Prefeitura Municipal


Itaituba