GABINETE DO PREFEITO: Órgão encarregado de dar assistência ao Prefeito Municipal e coordenar o relacionamento interno e externo do Chefe do Poder Executivo. Ao Gabinete também cabe executar as tarefas e políticas administrativas pertinentes ao Gabinete da Primeira-Dama e ao Gabinete do Vice-Prefeito.
Nicodemos Aguiar 2025 - 2028
NICODEMOS ALVES DE AGUIAR foi eleito prefeito de Itaituba, Pará, no primeiro turno das eleições de 2024. Ele obteve 48,26% dos votos válidos. Nicodemos Aguiar é filiado ao MDB (Movimento Democrático Brasileiro) e assumiu o cargo em 1º de janeiro de 2025.
NICODEMOS ALVES DE AGUIAR, nascido em 18 de dezembro de 1964, na cidade de chapadinha, no Maranhão, filho de Manoel Machado e Francisca Aguiar Machado, vem de uma família de doze irmãos.
Chegou a Itaituba em 1980, gerenciou a loja liderança, do irmão Francisco chapadinha, mais tarde comprou o empreendimento do irmão e montou mais dois empreendimentos na cidade, a loja liderança calçados e liderança importados.
Empresário bem sucedido e também pecuarista, Nicodemos Aguiar é casado com Paula Cristina Farias; pai de três filhos, Pedro Henrique - odontólogo, Nicole Yasmin e Paulo Henrique.
Em 2012 foi eleito o 3º vereador mais votado do município de Itaituba e vice-prefeito por dois mandatos (2017-2020 e 2021 – 2024).
Foi tesoureiro da câmara de dirigentes lojistas e também tesoureiro do sindicato dos produtores rurais na gestão de Clóvis Rodrigues.
Nicodemos é evangélico, e membro assíduo da Igreja Assembleia de Deus, é também um dos maiores representantes da colônia nordestina maranhense em Itaituba e grande defensor de causas sociais, bem como apoiador de instituições que defendem a sociedade.
Nicodemos foi considerado o braço direito do ex-prefeito Valmir Climaco, de quem foi vice-prefeito por dois mandatos consecutivos.
Nas eleições de 2024, apoiado pelo ex-prefeito Valmir Climaco, foi lançado candidato a prefeito de Itaituba, tendo como vice Dirceu Biolchi, pela coligação (O TRABALHO CONTINUA [Federação BRASIL DA ESPERANÇA - FE BRASIL (PT/PC do B/PV), Movimento Democrático Brasileiro - MDB, PROGRESSISTAS - PP, Partido Democrático Trabalhista - PDT, Partido Socialista Brasileiro - PSB, REPUBLICANOS - REPUBLICANOS, União Brasil), o qual foi eleito prefeito de Itaituba.