A Secretaria Municipal de Educação realizou a 1ª Mesa Redonda de Educação Inclusiva, com o tema “Atuação multiprofissional no TEA”, na noite de quarta-feira, 03 de abril.
O hino nacional marcou a abertura do evento, seguido da palavra do pastor Antônio Carlos, dirigente da Igreja de Deus na Amazônia, que sediou o evento. Comporam a mesa de abertura o vice prefeito Nicodemos Aguiar, a vereadora Antônia Borroló, o promotor da vara da Infância Dr Italo Costa e o secretário de educação Amilton Pinho, que destacaram em suas falas os avanços da inclusão no município e que se faz necessário ampliar o diálogo com a comunidade.
“Este ano Itaituba tem o primeiro professor surdo contratado via processo seletivo simplificado, fato que muito nos orgulha… e estamos ampliando a demanda de cuidadores com mais 150 profissionais, após aprovação de projeto na Câmara de Vereadores“ destacou o secretário Amilton Pinho.
Após a abertura a plateia de mais de 500 pessoas acompanhou atentamente o relato de alunos autistas da rede municipal de ensino. Riquelme Castro, 7° ano da escola Integração Nacional, deu dicas de respeito as individualidades da pessoa com TEA, e pediu calma na comunicação, “gritar com um autista é como se nos agredisse fisicamente “.
Gabriel Lobato, acadêmico de pedagogia desatacou o respeito a pessoa com TEA na sociedade e no ensino aprendizagem.
Yudi Rodrigues, aluno do 6° ano na Escola Municipal Raimundo Pereira Brasil, também compartilhou um pouco da sua experiência na escola.
O evento teve continuidade com quatro palestrantes:
Elenilda Liviz, neuropediatra
Josiane Barradas, Neuropsicóloga
Jaqueline Gadelha, fisioterapeuta neurofuncional pediátrica
Ábida Guimarães, fonoaudióloga.
ASCOM/SEMED
Itaituba