Saúde - Segunda-feira, 13 de Fevereiro de 2023


O Hospital Municipal de Itaituba vem através desta esclarecer os procedimentos adotados na paciente de 46 anos que deu entrada no dia 12/02/2023 e teve seu diagnóstico amplamente divulgado de forma, errônea e anti-ética, por um vereador deste município.

A paciente deu entrada com agitação psicomotora, agressividade, desorientação e apresentava alteração de glicemia (diabética sem controle). Após a avaliação clínica , o médico do plantão fez o diagnóstico de Surto Psicótico e, por segurança dos demais pacientes que se encontravam na sala de emergência (crianças, gestantes e etc), encaminhou a paciente para enfermaria psiquiátrica.

O HMI é referência na Região do Tapajós em atendimento a pacientes psiquiátricos em surto, constantemente interna pacientes de Trairão, Rurópolis e Aveiro. A enfermaria psiquiátrica possui algumas adaptações: grades nas portas, janelas altas, contenções para controlar o paciente caso as medicações não surtam efeito. O objetivo dessas adaptações é de preservar a segurança de profissionais, acompanhantes e demais pacientes.

Vale a pena ressaltar que, mesmo com estas adaptações, alguns pacientes em surto já quebraram portas, banheiros, forros, janelas e torneiras. Tais situações, reforçam ainda mais a necessidade em preservar a segurança de todos.

Por volta das18h do dia 13/02/2023 a instituição foi visitada pelo Vereador em questão, que por desconhecer o quadro cínico da paciente e desconhecer que no HMI existe uma enfermaria psiquiátrica divulgou informações sensacionalistas, acusando esta instituição em manter pacientes em “cárcere privado”. O mesmo tratou com arrogância a equipe de plantão fato esse relatado em ocorrência interna.

A paciente respondeu muito bem nas primeiras 24 horas de terapia medicamentosa , durante o dia 13/02/2023 a mesma já pode deambular pelo hospital acompanhada de seu esposo , o serviço social desta instituição e CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) já foram acionados para melhor acompanhamento do caso, a paciente está com ALTA melhorada programada para dia 14/02/2023.

 

LINK PARA ACESSAR O DOCUMENTO COMPLETO


Grato,
Adriano de Aguiar Coutinho
Diretor ADM do Hospital Municipal de Itaituba

 

Prefeitura Municipal


Itaituba