Reunião da SEASTER pauta competência da Proteção Social de Média Complexidade

Assistência Social - Terça-feira, 27 de Abril de 2021


Reunião da SEASTER pauta competência da Proteção Social de Média Complexidade

Com objetivo de promover relação de proximidade com os municípios por meio da Rede Socioassistencial, a Seaster adotou procedimentos interativos em espaços virtuais se adequando, portanto, ao contexto de pandemia onde uma das medidas preventivas é justamente o distanciamento social. Depois de cumprir cronograma virtual com a Atenção Básica, agora foi a vez da Média Complexidade.

A interação virtual aconteceu na manhã desta terça-feira (27), no gabinete da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMDAS), com as presenças da diretora administrativa Luzimar Santos e diretora de assistência social Suely Oliveira. A palestrante do evento foi a diretora da SEASTER Carmem Suely da Média Complexidade, ressaltando que também participaram representantes de outros municípios, onde a pauta principal, foram as competências, bem como, a importância do serviço ofertado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

A Proteção Social Especial de Média Complexidade
São considerados serviços de média complexidade aqueles que oferecem atendimentos às famílias e indivíduos com seus direitos violados, mas cujos vínculos familiares e comunitários não foram rompidos. Neste sentido, os serviços requerem maior estruturação técnica operacional e atenção especializada e mais individualizada e/ou de acompanhamento sistemático e monitorado.
Compreende atenções e orientações direcionadas para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais e para o fortalecimento da função pro afetiva das famílias diante do conjunto de condições que as vulnerabilizam e/ou as submetem a situações de risco pessoal e social.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social CREAS oferta os seguintes serviços: Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Prestação de Serviço à Comunidade (PSC) e Liberdade Assistida (LA); Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosos (as) e suas Famílias; Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua; Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), entre outros.

ASCOM/SEMDAS

Prefeitura Municipal


Itaituba