SEMED EM AÇÃO - PROGRAMA ESCRAVO NEM PENSAR

Educação - Segunda-feira, 24 de Fevereiro de 2020


SEMED EM AÇÃO - PROGRAMA ESCRAVO NEM PENSAR

SEMED EM AÇÃO - PROGRAMA ESCRAVO NEM PENSAR

Programa Escravo, nem pensar! disponibiliza material para trabalho em sala de aula.

A iniciativa é da ONG Repórter Brasil e Comissão Pastoral da Terra, traz a ideia de prover a professores que lecionam em diferentes realidades do Brasil orientações para atividades em sala de aula sobre os temas abordados no programa.

A coordenadora do ensino fundamental no município, Orivalda Victor, participou de formações em Santarém representando a SEMED, e em parceira com a Comissão Pastoral da Terra, CPT, promoveu uma formação com professores das escolas municipais, que serão multiplicadores nas instituições em que atuam.

O programa traz planos de aula (que trabalham temas como concentração de terra, trabalho, expansão do agronegócio voltado para a produção de soja, e o próprio conceito de trabalho – interessante para se trabalhar o 1º de maio em sala), o Escravo, nem pensar! traz fascículos sobre assuntos atuais, como Trabalho Escravo nas oficinas de costura, que podem ajudar na
formação de educadores.

José Raimundo Soares, da CPT trouxe informações importantes sobre o trabalho análogo à escravidão e condições de trabalho degradantes no Brasil e no estado do Pará. Nos últimos anos foram mais de 10 mil pessoas libertadas do trabalho escravo no Brasil, no Pará foram resgatados 66 trabalhadores.

Para combater essa prática vergonhosa, estado e sociedade devem trabalhar juntos.
Se deseja saber mais sobre o Programa "Escravo, Nem Pensar!" acesse www.escravonempensar.org.br

ASCOM/SEMED


Prefeitura Municipal


Itaituba