O tronco com alguns galhos da mangueira haviam sido poupados há quase dois anos, quando houve os primeiros cortes dos galhos, na intenção de vê-los brotar com o tempo.
Mas ao contrario do esperado, os galhos apodreceram colocando em risco o local público, onde todos os dias muitas pessoas usam para passeio, caminhada e exercícios físicos.
Então a pedido da Associação dos Filhos de Itaituba ASFITA, entidade guardiã do patrimônio público do município, foi solicitado a Secretaria de Meio Ambiente SEMMA, laudo das condições da saúde da árvore, para que as providencias necessárias fossem tomadas.
De acordo com estudos ficou comprovado, que os galhos e parte do tronco já não tinham mais vida.
Para evitar danos caso algum galho se soltasse podendo atingir as pessoas ou algum patrimônio particular (motos e carros), uma vez que antes sua sombra era aproveitada e continuou servindo de estacionamento aos comerciantes localizados ao redor da praça. Desde então foi planejado o corte dos galhos podres e parte do tronco, ficando uma parte do tronco mais próximo a raiz, que irá receber tratamento para manter-se em forma de monumento em homenagem como lembrança as mangueiras centenárias, até enquanto puder resistir.
Hoje, quarta feira, dia 13, nova mangueira foi plantada ao ladinho da antiga, para futuramente começar a dar sombra e frutos embelezando a Praça Joaquim Caetano Correa.
ASCOM/PMI
Itaituba