JOSÉ CÂNDIDO DE ARAÚJO (ZÉ ARARA)

Obras - Quinta-feira, 21 de Fevereiro de 2019


JOSÉ CÂNDIDO DE ARAÚJO (ZÉ ARARA)

JOSÉ CÂNDIDO DE ARAÚJO (ZÉ ARARA)

A prefeitura de Itaituba manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento de José Candido de Araújo, conhecido por Zé Arara, que faleceu hoje, dia 11, por volta das 10:00 horas na cidade de Florianópolis S/C.

O prefeito Municipal Valmir Climaco decretou luto oficial de três dias em razão da morte desse que dedicou parte de sua vida em prol do desenvolvimento da região e em especial ao município de Itaituba, e ficou conhecido como um dos maiores garimpeiros, empresário e fazendeiro da região do Tapajós.

Zé Arara possuiu no auge do ouro, 15 aviões pequenos, um jato e quatro bandeirantes. Dono de 23 mil hectares de terras (toda a área do garimpo do Patrocínio), que aos poucos foi perdendo pela invasão de outros em busca do metal precioso.

JOSÉ CÂNDIDO DE ARAÚJO (ZÉ ARARA)

Zé Arara era o mais lendário garimpeiro do Tapajós. Nas décadas de 60, 70 e 80 foi o garimpeiro mais famoso da Amazônia. Ele formou um império, no município de Itaituba, de aviões, mansões, fazendas, muito dinheiro, tudo tirado do ouro. Era natural de Santa Quitéria no estado do Maranhão, mas foi em Itaituba, que Zé Arara formou seu status como maior garimpeiro da Província Aurífera do Tapajós.

Antes da crise foi o único brasileiro que vendeu na faixa de 40 toneladas de ouro/mês ao governo brasileiro, tornando-se um ícone da mineração brasileira.

JOSÉ CÂNDIDO DE ARAÚJO (ZÉ ARARA)

Zé Arara e família viveram em Itaituba por mais de quatro décadas, quando depois de perder quase todo o seu patrimônio, partiu rumo a outras terras brasileiras.

O prefeito Valmir Climaco, ressaltou aos meios de comunicação a importância desse brasileiro para o município de Itaituba: “ele era considerado o pai de todos os garimpeiros. 
Essa noticia nos pegou de surpresa e só temos a registrar nossos sentimentos aos familiares e que ele seja recebido na Glória de Deus. Pois aqui na terra foi um homem muito bondoso, de coração grande, muito católico e apesar de toda sua riqueza, era muito simples. Resta-nos agora, prestar nossas homenagens a esse grande homem. Estarei mandando esta semana para a Câmara um projeto de Lei, pedindo a construção de uma estátua em homenagem a este grande cidadão, na futura Avenida do Ouro, enfatizou o prefeito Valmir Climaco”.

ASCOM/PMI


Prefeitura Municipal


Itaituba