Teve início na segunda-feira (23), em Santarém, na Universidade Federal do Oeste Pará, a segunda edição do projeto CAPACITação de 2018, promovido pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA), por meio da Escola de Contas Públicas Conselheiro Irawaldyr Rocha (ECP)que abrange os jurisdicionados das regiões do Tapajós e do Baixo Amazonas, no oeste paraense, e reuniu cerca de 240 jurisdicionados do Tribunal, entre prefeitos, presidentes de Câmaras Municipais, vereadores, secretários dos executivos municipais e demais servidores públicos.
A mesa oficial de abertura foi composta pelos conselheiros do TCM-PA, Daniel Lavareda (presidente), Mara Lúcia (vice-presidente e diretora geral da Escola de Contas Públicas Conselheiro Irawaldyr Rocha) e Sérgio Leão, a conselheira substituta Márcia Costa, a procuradora do Ministério Público de Contas dos Municípios do Pará (MPCM-PA), Elisabeth Salame, o prefeito de Santarém e presidente da Federação das Associações dos Municípios do Pará, Nélio Aguiar, o presidente da Câmara de Vereadores de Santarém, Antônio Rocha, o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), Domingos Sávio Alves, e o conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Jarbas Vasconcelos. Durante os pronunciamentos das autoridades na abertura do evento, foi evidenciada a importância do trabalho de formação constante para os agentes públicos, principalmente por meio de parcerias entre as diversas instituições, a fim de garantir a correta aplicação do dinheiro público e melhoria da gestão municipal.
O Prefeito Valmir Climaco que se encontra cumprindo agenda na Capital Brasilia, mas sencível da importância na transparência com administração pública, encaminhou servidores do município para representar o governo. A capacitação é de suma importancia e contribuírá aos setores de comtabilidade, controladoria, tesouraria, licitações e ouvidoria que estão bem representados por funcionários dedicados e agora com mais qualificação para atender o município da melhor maniera.
A primeira atividade desta edição foi a palestra de abertura proferida pelo presidente do TCM-PA e pelo promotor do MPPA. Eles explanaram sobre a efetividade das decisões do Tribunal e as ações do Ministério Público.
Servidores do município reunidos com o Conselheiro Sérgio Leão, da 1ª controladoria.
ASCOM/PMI
Itaituba