PROGRAMA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO (MPT), EM PARCERIA COM A PREFEITURA DE ITAITUBA PREMIOU ALUNOS DO MUNICÍPIO POR TEMÁTICAS SOBRE O TRABALHO INFANTO-JUVENIL.

Educação - Segunda-feira, 15 de Setembro de 2025


PROGRAMA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO (MPT), EM PARCERIA COM A PREFEITURA DE ITAITUBA PREMIOU ALUNOS DO MUNICÍPIO POR TEMÁTICAS SOBRE O TRABALHO INFANTO-JUVENIL.

O MPT na escola é uma ação do Ministério Público do Trabalho (MPT), que tem como finalidade levar conscientização à comunidade escolar sobre os riscos do trabalho infantil e adolescente. O programa incentiva a aprendizagem e orienta sobre os Direitos das Crianças e Adolescentes, por meio de oficinas e concursos culturais. 

Aqui em Itaituba, a premiação teve como principal temática “Ministério Público do Trabalho nas Escolas: Resgate à Infância”, reconhecendo os melhores trabalhos dos alunos de escolas públicas nas categorias da Poesia e Desenho.

O envolvimento da comunidade escolar tem suma importância para o programa, pois transforma os profissionais da educação em multiplicadores do conhecimento sobre o tema da prevenção e da erradicação dessas violações dos direitos da infância e juventude, fomentando a participação de crianças e adolescentes em ações de mobilização e conscientização, além de reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos, valorizando também a dedicação dos educadores envolvidos nas ações.

 

As alunas premiadas foram:

Escola Municipal de Ensino Fundamental Iêda Gomes Barbalho (6º ano)

Aluna: Janiele da Silva Costa

Categoria: Desenho – Grupo 2

Título:“Diga não ao Trabalho Infantil”

Professor Orientador: Welenton Ferreira da Silva

Diretora: Ângela

 

Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Engenheiro Francisco Barros (6º ano)

Aluna: Cássia Sousa Santos

Categoria: Poesia – Grupo 2

Título: “Aprendizagem Profissional”

Professor Orientador: Lidean Silva de Oliveira

Diretora: Cláudia Almada

 

A cerimônia de entrega das premiações contou com a presença do prefeito Nicodemos Aguiar, do representante do Ministério Público do TTrabalho Eládio Gregori Monteiro de Souza,  Secretário de Educação Amilton Pinho, Primeira-dama e Secretária de Assistência Social Paula Cristina, Diretora de Ensino Luilce Medeiros, Diretora Administrativa da SEMED, Mônica Vieira, Vereador Valdecy de Araújo, Secretário de Administração Diogo Mota, além de alunos, servidores da educação e a imprensa local. 

O projeto junto MTP nas Escolas foi coordenado pela servidora Anamar Cruz.

 

ASCOM/SEMED/PMI

#EducaçãoTransforma #InfânciaProtegida #MPTnaEscola #NãoAoTrabalhoInfantil #ValorizaçãoDaEducação

Prefeitura Municipal


Itaituba