A Transportuária é a principal via de acesso das carretas de transporte de grãos até os portos graneleiros, às margens do Rio Tapajós, Distrito de Miritituba. Esse trecho com cerca de 08 quilômetros, sem pavimentação asfáltica, vem sendo um dos entraves para a fluidez do trânsito de veículos de grande porte que transportam produtos oriundos do Estado do Matogrosso, principalmente nessa época da alta safra da soja e outras culturas, ocasionando um grande movimento desses veículos no Distrito.
Nesta semana o Prefeito Nicodemos Aguiar, juntamente com o Secretário de Meio Ambiente Bruno Rolim e o Sub-Prefeito de Miritituba?? esteve em visita à Transportuária e também reuniu com a diretoria da empresa concessionária Via Brasil para que seja encontrada uma solução para o problema, uma vez que existe cláusula contratual entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Via Brasil sobre a obrigatoriedade de pavimentação asfáltica desses trechos por onde trafegam as carretas de grãos até os portos graneleiros.
A ação imediata foi a colocação de um material asfáltico, chamado de ‘rejeito’ nas ladeiras para evitar atoleiros e conseqüentemente o engarrafamento de veículos, um trabalho paliativo para tentar minimizar essa situação.
O Prefeito Nicodemos Aguiar informou ainda durante a visita ao local, que a próxima providência será a retirada dessa via de acesso aos portos da área urbana do Distrito de Miritituba, sendo transferido para o Km 06 da BR-230 (Transamazônica), de acordo com o contrato da ANTT junto a Via Brasil.
Ainda de acordo com o Prefeito, além do grande fluxo desses veículos de grande porte dentro de Miritituba, gerando insegurança viária, tem a saúde das pessoas que moram ao longo da via Transportuária, que sofrem com muita poeira e lama. O Prefeito afirmou que não medirá esforços para que o quanto antes esses problemas estejam solucionados.
ASCOM/PMI
Itaituba