Em reunião informal com os comunitários foram identificados vários pontos importantes da história de Barreira, como: Alguns festejos que existam e que eram comemorados no mesmo local na rua da frente na época da então Vila de Barreiras como era chamada.
Com aprovação de todos o Sr. Francisco Pascoal 84 anos de idade e 50 anos que mora em Barreiras, disse que gostaria de ver novamente as festividades do povo como o Cordão do Macaco, Cordão do Tangara entre outros. Ressalta o morador que gostaria que essa cultura voltasse a ser realizada no antigo local onde tudo começou, ou seja, na frente da igreja de São João Batista onde reunia toda a comunidade e visitantes de outras vilas.Já o Sr. Pelegrino Alcântara 78 anos e 71 que mora no Distrito, relatou que chegou com seu pai a Vila de Barreiras, com 07 nos de idade no ano de 1947, quando as atividades dos moradores quando ainda era extraído o látex das seringueiras, e que era a fonte de renda da família na comunidade.
Por este motivo construíram um pequeno cais de arrimo, que até hoje existem ainda as velhas estruturas onde eram feitos os embarques e desembarques de mercadorias.
O sonho do senhor Pelegrino é ver hoje tudo modernizado com a conclusão deste valioso projeto da orla. O apoio do Secretário de Agricultura Antônio Alves (Kaiser), foi fundamental juntamente com o Sr. Valdenir Ferreira, Presidente da Associação de Moradores e Miqueias Sub-Prefeito foi fundamental. O Secretário disse estar feliz por participar desta conquista da comunidade e vai está sempre a disposição em ajudar o povo de Barreira em suas demandas.
Para o Arquiteto Mario Miranda, Arquiteta Marilia Gondim, Engenheira Lana Sabrina, Engenheiro Alcir Junior e o técnico projetista Andreson Gama que estiveram no local, foi muito proveitosa a visita. Segundo Mário Miranda, esta primeira visita à Barreiras para buscar informações de relevância no sentido de dar maior embasamento ao termo de referência para a contratação da obra, é fundamental colher estes relatos dos antigos moradores, eles sabem como era esta Vila há muitos anos atrás, agora sabemos que na frente existia várias outras árvores além das mangueiras.
O governo Municipal irá solicitar que o projeto agregue todas estas particularidades, para que fique moderno, mas trazendo de volta suas antigas origens. Sabemos que o dinheiro para executar a obra já esta garantido. A mesma foi um esforço conjunto do Prefeito Valmir e sua equipe de governo, a modalidade de contratação da obra nos livra de muitas burocracias, por ser um modelo diferenciado, que nos leva a crer que, muito em breve estaremos iniciando a execução desse projeto, finalizou, Mario Miranda.
ASCOM/PMI
Itaituba