Saúde - Quinta-feira, 01 de Fevereiro de 2018

CAMPANHA DE COMBATE A HANSENÍASE FOI POSITIVA.

Hanseníase é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele e os nervos de pessoas de qualquer sexo, idade ou classe social. Se não for tratada, a doença pode causar diversas deformidades pelo corpo. O contagio é de pessoa para pessoa, a transmissão é pelas vias respiratórias de uma pessoa doente, que ainda não iniciou o tratamento para outra. O tratamento interrompe a cadeia de transmissão. O diagnóstico clínico da Hanseníase é realizado pelo exame dermatológico e neurológico, com testes de sensibilidade. Quanto mais cedo for o diagnóstico menor a chance de sequelas após a cura. A doença é tratada gratuitamente em qualquer Unidade Básica de Saúde.
Então durante todo o mês de janeiro estão ocorrendo programações nas Unidades Básicas de Saúde de Itaituba, pois o último domingo do mês de janeiro é o dia Nacional de combate á Hanseníase, conhecido como Janeiro roxo, quando é intensificado as ações de controle da doença.
Estas ações continuarão acontecendo durante o restante dos meses procure os postos de saúde para seu atendimento.

Hanseníase tem cura, faça o teste.

SEMSA