Administração - Sábado, 01 de Outubro de 2022

O Aeroporto Municipal de Itaituba Wirland Freire é considerado o mais importante da região do Tapajós, sendo classificado como aeroporto doméstico. O aeródromo já funciona neste local no km 05 da Rodovia Transamazônica, há mais de 40 anos.

A Prefeitura de Itaituba que administra o aeroporto tem realizado diversos investimentos para melhorar a infraestrutura aeroportuária, a exemplo da reforma e ampliação do terminal de passageiros, recapeamento asfáltico da pista de pousos e decolagens, revitalização da pintura de sinalização, aquisição de equipamentos de trabalho e segurança individual para os colaboradores, em execução a construção do muro de proteção patrimonial que também garante a segurança da área, reforma da seção contra incêndios, dentre outros trabalhos de adequação, melhoramentos e ampliação do aeródromo.

A pista de pousos e decolagens que antes tinha 1.500 metros de extensão, agora foi ampliada para 1.705 metros de comprimento por 30 metros de largura. Recentemente 195 metros da pista que foram ampliados também receberam a homologação da ANAC.

Todas essas ações de investimentos da prefeitura vêm atraindo o interesse de várias empresas aéreas de médio e grande porte, que fazem o transporte de passageiros na região. A Azul Linhas Aéreas, por exemplo, deve retornar com as operações no Aeroporto de Itaituba no início de Dezembro deste ano. A princípio a Azul deve atender as demandas da linha Itaituba/Manaus/Itaituba com pelo menos 03 vôos semanais.

O Prefeito Valmir Climaco comemora a vinda da Azul Linhas Aéreas para o atendimento aos usuários de Itaituba e região. Atualmente somente a empresa Passaredo Linhas Aéreas dispõe de vôos regulares aqui para o município no trecho Manaus/Itaituba/Belém.

“Os investimentos que a prefeitura está fazendo no aeroporto de Itaituba atendem as exigências e normas dos órgãos de aviação civil. Além disso, estamos trabalhando com todas essas adequações para que as empresas aéreas voltem a operar aqui na região, principalmente com toda segurança que a aviação exige para os pousos e decolagens”. Comentou o Prefeito.