Cultura - Sexta-feira, 26 de Novembro de 2021

MUSEU ARACY PARAGUASSÚ RECEBE OS PARABÉNS PELOS SEUS 15 ANOS DE EXISTÊNCIA

Faça uma visita e se encante com a história de Itaituba.

Na data deste dia 26, o Museu Aracy Paraguassú completou 15 anos de fundação. A data foi celebrada com uma recepção aos convidados, onde foi servido o bolo simbolizando a data. O Museu Aracy Paraguassú, hoje oferece um espaço aconchegante com salas temáticas e muitas curiosidades sobre a história política, social e econômica do município de Itaituba. Apresenta ainda uma variedade de curiosidades, contando a história de um povo ribeirinho que hoje é reconhecido no mundo diante da riqueza de detalhes de histórias, estórias, lendas, cordéis, danças, ritmos, e muitas belezas naturais de uma terra rica e costumes peculiar, mas que juntos e misturados com a miscigenação que desbravaram nossa matas, terras e riquezas. Com certeza nesses 15 anos o Museu Aracy Paraguassú tem muitas histórias para contar. Faça uma visita e se encante com a história de Itaituba.

HISTÓRICO

O Museu Municipal Aracy Paraguaçu foi criado em 1993, através da iniciativa da Professora Regina Lucirene Macedo de Oliveira, filha de famílias tradicionais do município de Itaituba, que tiveram o privilégio de registrar e guardar através de fotos, livros, jornais e documentos, os passos deste município, que teve a honra e a glória de ter sido o maior do mundo em extensão territorial. A primeira iniciativa aconteceu na I Feira Municipal de Ciências, Matemática e Educação Ambiental, com a participação do Projeto O Passado e o Presente de Itaituba, elaborado e pesquisado por alunos da 8ª série da Escola Municipal Eng. Fernando Guilhon, orientados pela Professora Regina Lucirene Macedo de Oliveira, que os acompanhou no decorrer da exposição. No momento expuseram o projeto a comunidade itaitubense. Todo esse desejo surgiu a partir da necessidade de conhecer melhor este município, que até aquele momento era apenas conhecido através de iconografia e registros deixados pelo Sr. Cláudio Couto, redator do 1º Jornal O Ortiga, no ano de 1913.

Ainda neste mesmo ano, Itaituba participou no Rio de Janeiro da Exposição de Borracha, na qual Cláudio Couto teve o cuidado de registrar um pouco da história itaitubense. Com incentivos vindos deste mesmo senhor, as senhoras Aracy Paraguaçu e Itay Iracema Couto, continuaram colecionando recortes de jornais, fotografias e outros documentos históricos referentes à Itaituba. Ressaltamos que com elas aprendemos a amar, respeitar, conhecer e preservar a nossa história. Somente no ano de 1993, após muita pesquisa e coletas de objetos, criamos no Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico – CPADC, departamento criado pela Universidade Federal do Pará, duas salas: uma com objetos, livros, fotos, jornais e painéis de Itaituba, a outra com objetos indígenas do povo Munduruku, materiais estes que ficam expostos para visitação e pesquisa ao público diariamente. Em 1999, na administração do Sr. Edilson Dias Botelho, a Professora Regina Lucirene Macedo de Oliveira foi convocada pelo Sr.

Ozemias Cardoso – Secretário de Educação, para discutir sobre a criação do Museu. Desta reunião surgiu a composição de uma equipe para concretizar e atualizar as pesquisas para a criação do Museu. Em seguida foi elaborado o Projeto denominado Museu Municipal. Neste período, Itaituba completava seus 143 anos e foi realizada uma grande programação como exposição, gincana estudantil, painéis, Miss Estudantil Itaitubense, alvorada, danças folclóricas e poesias. Porém, o museu não foi instalado. Em 2002, na administração do Sr. Benigno Olazar Reges, através do Secretário de Educação, Cultura e Desporto Valdo Luiz dos Santos Gaspar, novamente surge a esperança da criação do Museu e através da iniciativa do Diretor de Cultura Sebastião Teodomiro da Costa Filho foi criado no Salão Nobre do antigo prédio da Prefeitura uma sala denominada Museu Aracy Paraguaçu, com solenidade de abertura e visita ao público, porém o museu não foi instalado. Atualmente na administração do Prefeito Roselito Soares da Silva e Vice-Prefeita Antonieta Assunção Nascimento Lima, foi criado de fato e de direito o Museu Aracy Paraguaçu. A Srª. Aracy Paraguaçu foi uma das pioneiras culturais de nosso município, filha de Teófila Santa’Ana Couto e Cláudio Couto. Aracy foi Dama da Casa da Amizade, guardou e deixou um grande acervo cultural para sua família, com relíquias de valor imensurável à memória do nosso município, como peças históricas, livros, fotos e todo o conhecimento que guardou e passou para seus familiares, sendo assim considerado um museu de história e recordações de Itaituba.O acervo do Museu Municipal Aracy Paraguaçu foi adquirido pela Sr. Regina Lucirene Macedo de Oliveira, que ao longo desses anos, em visita à residência dos moradores, descobriu várias pecas que contam a história da nossa cidade. Em 1993, foi feita uma campanha de doação de objetos e atualmente o acervo existente é composto por fotos antigas, que foram adquiridas com moradores do município; fotos dos pontos turísticos adquiridas através de projetos elaborados pelos alunos da Escola Maria do Socorro Jacob, sob a orientação da Professora Regina Lucirene Macedo de Oliveira, no ano de 2000; livros de história de Itaituba adquiridos com o objetivo de reproduzir cópias para que a sociedade Itaitubense tenha o conhecimento da história do município; e jornais.