Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Itaituba, quarta-feira, 03 de julho de 2024 Telefone (93) 3518-7936

Atendimento Atendimento: De segunda a Sexta das 8:00h às 14:00h

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Terç
02/07
Parcialmente Nublado
Máx 35 °C
Min 24 °C
Índice UV
9.0
Quar
03/07
Parcialmente Nublado
Máx 34 °C
Min 25 °C
Índice UV
9.0
Quin
04/07
Parcialmente Nublado
Máx 35 °C
Min 24 °C
Índice UV
9.0
Sext
05/07
Parcialmente Nublado
Máx 36 °C
Min 25 °C
Índice UV
9.0

Administração - Quarta-feira, 25 de Agosto de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

NA SESSÃO REALIZADA NESTA QUARTA-FEIRA (25) NA CÂMARA DE VEREADORES DE ITAITUBA FOI APRESENTADA A NOVA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO COM A INCLUSÃO DE MAIS 27 ARTIGOS.

A Comissão Especial para a revisão do novo texto foi composta por 05 vereadores, tendo como presidente o ex-vereador e advogado David Quintero Salomão


NA SESSÃO REALIZADA NESTA QUARTA-FEIRA (25) NA CÂMARA DE VEREADORES DE ITAITUBA FOI APRESENTADA A NOVA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO COM A INCLUSÃO DE MAIS 27 ARTIGOS.

Na sessão para apresentação da nova Lei Orgânica do município, o poder executivo esteve representado pelo Secretário de Governo de Itaituba Israel Santos e o advogado Dr. Herbert Luiz representou a Procuradoria Geral do Município.

Essa é a primeira revisão geral da Lei Orgânica de Itaituba, desde a sua promulgação em 04 de Abril de 1990. O novo texto foi discutido, revisado e atualizado pelo Plenário da Câmara Municipal e aprovado em 02 (dois) turnos pelos vereadores. Com as alterações, a nova Lei Orgânica passou a ter 161 artigos, 27 a mais do que no texto original que tinha 134 artigos.

A Comissão Especial para a revisão do novo texto foi composta por 05 vereadores, tendo como presidente o ex-vereador e advogado David Quintero Salomão e como relator o também ex-vereador Diego Mota, com a colaboração de diversos advogados e acadêmicos da Faculdade de Itaituba – FAI.

Entre os novos itens incluídos na Lei Orgânica, alguns se destacam na área econômica e ambiental, a exemplo do Artigo 80, que trata sobre a criação do COMDES – Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, instância colegiada composta por representantes do Poder Executivo, Poder Legislativo e da Sociedade Civil, visando à promoção ampla do desenvolvimento econômico e social do município de Itaituba; e o Artigo 156, criando o Fundo Municipal de Desenvolvimento da Atividade Agrícola e Mineral – FUNDAAM, que receberá em conta específica, os repasses de recursos da União, oriundos da arrecadação de Impostos sobre Operações Financeiras com Ouro – IOF e da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais – CFEM, cuja regulamentação será dada por Lei Municipal, objetivando a verticalização da atividade garimpeira, implementação da política agrícola, priorizando pequenos e médios produtores, com estímulo ao criatório de aves, peixes e outros animais com toda assistência técnica necessária.

De acordo com o secretário municipal de governo Israel Santos, que representou o Poder Executivo na câmara, as mudanças na Lei Orgânica foram necessárias e de extrema importância para o desenvolvimento de Itaituba em todos os setores.

“Muitos dos itens, artigos e emendas da antiga Lei Orgânica eram obsoletos e havia a necessidade de atualização. O texto já tinha mais de 30 anos e nesse intervalo muitas coisas mudaram, como por exemplo, a criação dos municípios de Trairão, Novo Progresso e Jacareacanga, que antes faziam parte do território Itaitubense, além das grandes mudanças na zona urbana com o surgimento de novos bairros, enfim, o cenário atual territorial, cultural, ambiental e econômico é totalmente diferente daquela época e as atualizações na Legislação Municipal são bem-vindas e devem ajudar a gestão a continuar desenvolvendo o município”. Disse o secretário.

ASCOM/PMI

836 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

UFM - 2022

R$ 12,12

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De segunda a Sexta das 8:00h às 14:00h

CNPJ: 05.138.730/0001-77Razão Social: MUNICIPIO DE ITAITUBANome Fantasia: PREFEITURA DE ITAITUBA

SIGA NAS REDES SOCIAIS

Facebook

CONTATO

Av. Dr. Hugo de Mendonça, s/nº
Boa Esperança
Itaituba - PA
CEP: 68181-000
Telefone: (93) 3518-7936
E-mail: ouvidoria@itaituba.pa.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 28/06/2024

Portal atualizado em: 02/07/2024 16:53:22

Prefeitura Municipal de Itaituba - PA.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.