Itaituba, domingo, 28 de novembro de 2021 Telefone (93) 3518-7936

Administração - Sábado, 03 de Julho de 2021

PREFEITO DE ITAITUBA VALMIR CLIMACO E DEPUTADO ESTADUAL HILTON AGUIAR PARTICIPARAM DE UMA REUNIÃO ATRAVÉS DE VIDEOCONFERÊNCIA COM O MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES, PARA DISCUTIR SOBRE DEMANDAS DE OBRAS NA REGIÃO DE ITAITUBA.

A construção de uma ponte sobre o Rio Tapajós, interligando a cidade de Itaituba ao Distrito de Miritituba e a pavimentação da Transportuária, também em Miritituba, por onde trafegam as carretas que transportam grãos vindos do Matogrosso, foram alguns dos temas discutidos na videoconferência. O prefeito Valmir Climaco pediu agilidade ao Ministério dos Transportes para a realização dessas importantes obras aqui para a região do Tapajós. Valmir colocou os engenheiros civis da prefeitura a disposição do governo federal para que, juntamente com os engenheiros do DNIT, desenvolvam o quanto antes os trabalhos de viabilidade desses projetos.

A construção da ponte sobre o Rio Tapajós é um dos maiores anseios da população de Itaituba, principalmente motoristas que trafegam diariamente pelas rodovias BR-163 (Santarém-Cuiabá) e BR-230 (transamazônica) e que há décadas precisam fazer a travessia de balsa.

De acordo com Roger Pêga, coordenador geral de obras públicas do ministério dos transportes, o projeto para a construção da ponte interligando Miritituba a Itaituba já está inserido em um estudo preliminar de viabilidade na superintendência do DNIT no Pará e as equipes de engenheiros devem começar em breve esses levantamentos das informações orçamentárias e de um local viável para a construção, juntamente com outros trabalhos que serão realizados na região como a conclusão do asfaltamento da BR-230, entre o Distrito de Campo Verde até Rurópolis e obras no trecho entre Jacareacanga e Humaitá no AM.

Roger Pêga destacou ainda, que o trecho de 06 quilômetros da transportuária que dá acesso aos portos de grãos em Miritituba, de responsabilidade do governo federal, está inserido no Sistema Nacional de Viação. A transportuária desde 2011 faz parte da Rodovia Transamazônica e também deve receber investimentos de infraestrutura do DNIT.

O Deputado Estadual Hilton Aguiar reforçou as solicitações do prefeito Valmir Climaco, como de grande relevância para o desenvolvimento da região do Tapajós e a realização de um sonho para toda a população de Itaituba. O deputado, dentre outras demandas, pediu ao ministério dos transportes a manutenção de trechos da BR-163 (Santarém-Cuiabá), principalmente na comunidade de Três Bueiros, município de Trairão, onde foram feitas obras de construção da rodovia, mas em época de inverno, as casas às margens da BR, nessa localidade estariam sendo alagadas.

ASCOM / PMI

Transparência Covid-19