Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

Itaituba, domingo, 28 de novembro de 2021 Telefone (93) 3518-7936

Atendimento Atendimento: De segunda a Sexta das 8:00h às 14:00h

Domi
28/11
Parcialmente Nublado
Máx 36 °C
Min 25 °C
Índice UV
12.0
Segu
29/11
Parcialmente Nublado
Máx 36 °C
Min 25 °C
Índice UV
12.0
Terç
30/11
Pancadas de Chuva
Máx 33 °C
Min 25 °C
Índice UV
12.0
Quar
01/12
Pancadas de Chuva
Máx 31 °C
Min 23 °C
Índice UV
12.0

Assistência Social - Terça-feira, 13 de Julho de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

ECA – ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE FAZ ANIVERSÁRIO, HOJE 13 DE JULHO, COMPLETANDO 31 ANOS. EM ITAITUBA O CMDCA PROMOVEU ENCONTRO PARA COMEMORAR A IMPORTANTE DATA.

Onde foram discutidos os avanços das ações desenvolvidas, além de projetos futuros para melhorar ainda mais o cumprimento das Leis do ECA no município.


O Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA foi regulamentado em 13 de Maio de 1990, pela Lei Federal nº 8.069/1990. Em Itaituba, prefeitura através da Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMDAS, desenvolve diversas ações apoiando uma rede de proteção formada por órgãos públicos para que sejam efetivadas as determinações do ECA em defesa dos direitos das crianças e adolescentes no município.

O Conselho Tutelar é um desses órgãos públicos que aplica o ECA e integra essa rede proteção em Itaituba, além do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Juizado da Infância e Adolescência, Ministério Público, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, SEMDAS através do CREAS – CRAS, Comissão da Criança e Adolescente da OAB, Delegacia Especializada da Criança e Adolescente e Coordenação de Agentes de Proteção, com o apoio do Comando De Policiamento Regional CPR-X e Superintendência da Polícia Civil da Região do Tapajós, também admitida a participação de Organizações da Sociedade Civil mediante políticas específicas de defesa dos direitos da criança e do adolescente.

De acordo com o Artigo 4º do ECA:

"É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”.


A Prefeitura de Itaituba participa e reconhece a fundamental importância desses mecanismos de defesa dos direitos da criança e adolescente e parabeniza a todas as instituições envolvidas na aplicação da Lei do ECA no município, entendendo que somente dessa forma é possível garantir proteção a esses grupos de maior vulnerabilidade social.

Na manhã desta terça-feira, 13 de Julho, o CMDCA promoveu um encontro na sede do Conselho Tutelar de Itaituba com a participação de representantes das instituições que atuam na rede de proteção aos direitos da criança e adolescente, onde foram discutidos os avanços das ações desenvolvidas, além de projetos futuros para melhorar ainda mais o cumprimento das Leis do ECA no município.

13 de Julho de 2021, Parabéns, ECA – 31 anos de desafios e sucesso!

Prefeitura de Itaituba – Governo do Trabalho.

ASCOM/PMI

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

Voltar para a listagem de notícias

Transparência Covid-19

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Prefeitura Municipal de Itaituba - PA.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.