Obras - Sábado, 16 de Maio de 2020

COM PARTE DA DRENAGEM SUBTERRÂNEA DA “LAGOA DO JACAREZINHO” CONCLUÍDA, SEMINFRA REALIZA PAVIMENTAÇÃO NA 30ª RUA BAIRRO SANTO ANTÔNIO

Coma conclusão de parte da drenagem subterrânea da “Lagoa do Jacarezinho” no treco da 30ª Rua, Bairro Santo Antônio, a SEMINFRA – Secretaria de Infraestrutura fez terraplenagem, nivelamento e neste dia 07, começou a pavimentação da via.

A 30ª Rua, Bairro Santo Antônio, era uma daquelas ruas de Itaituba que apesar de ser povoada, nunca havia recebido trabalhos de infraestrutura. Os moradores viviam literalmente, alagados, uma vez que, a rua é entorno da “Lagoa do Jacarezinho” e causava uma série de problemas aos moradores, que povoaram área desordenadamente, construindo em volta da lagoa sem nem um planejamento. Diante dos fatos, pagavam caro. E, principalmente em época de Inverno Amazônico, a lagoa transbordava causando sérios prejuízos matérias. Fora essa época, as ruas nas proximidades eram intrafegáveis e os transtornos só cresciam aos moradores.

Já no final de 2018, em outro ponto da cidade, a prefeitura concluiu a drenagem subterrânea da “Lagoa dos Patinhos”, que também causava os mesmos problemas aos moradores em seu entorno. Com a conclusão dessa obra, a prefeitura através da SEMINFRA deu inicio as obras da “Lagoa do Jacarezinho”.
A preocupação do Governo do Trabalho desde o inicio de sua gestão foi encontrar soluções para acabar com os alagamentos em vários pontos da cidade. E, nos primeiros meses de governo, a administração realizou diversos serviços, em bairros em quais os moradores passavam por sérios esses transtornos. A SEMINFRA então realizou limpeza de canal, substituição de bueiros com maior vasão de água, galerias, boca de lobos, pontes de concreto, em diversos pontos e tubulação com manilhas de concreto, para dar vasão as águas pluviais.

Os serviços atingiram vários bairros, fazendo com que, os moradores, que residem ao lado esquerdo da cidade não sofram mais com os alagamentos. Paralelo a isso, ao lado direito, a SEMINFRA reunia outras frentes de serviços para enfrentar com recursos próprios do município, a drenagem subterrânea com mais de três (03) quilômetros de extensão da “Lagoa dos Patinhos”, situada ao meio da cidade, a qual também foi invadida com o crescimento da cidade e desordenadamente, as construções foram abafando a existência da lagoa, que em consequência, todo Inverno Amazônico transbordava causando alagamentos e prejuízos aos moradores.

Após a conclusão da primeira drenagem subterrânea, conhecida por “Lagoa dos Patinhos”, a prefeitura por meio da SEMINFRA começou a drenagem subterrânea da “Lagoa do Jacarezinho”, também com uma extensão considerável, medindo mais de quatro (04) quilômetros, também com recursos próprios da prefeitura. Com o passar dos meses a obra vai avançando e trazendo alivio aos moradores. Agora chegou a vez da 30ª Rua, Bairro Santo Antônio. As obras da drenagem subterrânea da “Lagoa do Jacarezinho” continuam, vindo ao encontro da drenagem subterrânea da “Lagoa dos Patinhos” para cair no Canal do Pai Velho e desaguar no Rio Tapajós.