Obras - Quarta-feira, 22 de Abril de 2020

DESRESPEITO AO CÓDIGO DE POSTURA DO MUNICÍPIO PODE GERAR MULTA E PRISÃO

A luta do Poder Público é grande contra o lixo na vias públicas. Seis (06) caminhões papa lixo fazem todos os dias as rotas de acordo com o cronograma da SEMINFRA-secretaria de Infraestrutura, via Diretoria de Urbanismo. Porém, apesar desse trabalho ser frequente nos bairros da cidade, que recebem a coleta de lixo três (03) vezes por semana, alguns moradores não respeitam os horários e dias, fazendo das ruas lixeiros.

Apesar das coleta serem frequentes, ainda é possível registrar a falta de compromisso de algumas pessoas que insistem em proliferar a contaminação em vias públicas e rural.

Esta semana, dois casos foram registrados; Um em pleno centro da cidade, quando por motivos de falta de cuidados ou por outros motivos, os moradores de uma área que abrange a quinta rua da cidade baixa, insistem em colocar seus lixos domésticos em horário contrários aos que são orientados, fazendo os descartes em horários contrários aos determinados pela SEMINFRA para o recolhimento do papa lixo. Em consequência, acontece cenas que há muito tempo não fazem mais parte do cenário de Itaituba, como por exemplo; Atraindo urubus famintos para espalhar o lixo, deixando as ruas e a frente das casas de quem cumpre com suas obrigações, uma verdadeira imundice, infestadas de lixo.

Por outro lado, os espertalhões que tambem não fazem seu dever de casa, colocando seu lixo no horário e lugar apropriado para ser recolhido pelo papa lixo, se acham no direrito, de se livrar do próprio lixo que produziu, usando de meios escusos para despejar em qualquer lugar. Foi o que aconteceu nesse flagrante; Um caminhão com algumas pessoas, encostaram a margem da estrada do Curral Redondo e despejam toda a sujeira ali, deixando para trás um rastro da falta de compromisso com o bem da cidade.

Essas atitudes desrespeitando o Código de Postura do município, faz valer multa e prisão para quem desobedecer a Lei Municipal N°2000/2009.

A Secretária da SEMINFRA Ana Cleide Gomes, ressalta que os fiscais devem identificar o proprietário do caminhão, para notifica-lo e em caso de reincidência deve ser multado. Referente aos moradores do trecho que compreende a quinta rua da cidade baixa, nesta quarta-feira dia 22, o Diretor de Urbanismo Hélio Silva irá reunir e esclarecer mais uma vez aos moradores do horário que devem descartar o lixo na rua, para ser recolhido pelo papa lixo.