Obras - Quarta-feira, 22 de Abril de 2020

UPA- UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO SENDO PREPARADA PARA ATENDER A POPULAÇÃO

O município de Itaituba tem uma ferida em aberta com a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento, que nunca cicatrizou em virtudes das burocracias no repasse dos recursos oriundos de uma emenda parlamentar do então Deputado Federal Francisco Chapadinha, que seriam para equipar a UPA Itaituba, no valor de R$- 370.130,00(Trezentos e Setenta Mil e Cento e Trinta Reais), mas por um erro na documentação, esses recursos foram a saúde do Estado, ainda no Governo de Jante.

Desde 2017, a Prefeitura de Itaituba tem tentado reaver esse montante, para colocar a UPA em funcionamento, mas o Governo Estadual ainda de Jatene fez pouco caso, não teve interesse em tentar ajudar Itaituba consertando essa atrapalhada. Já no Governo de Helder Barbalho, a prefeitura vem mantendo as esperança, mas até o presente momento, nada foi resolvido.

No entanto, em ocasião de pandemia por causa do coronavírus, o Governo Municipal apelou ao Ministério da Saúde, que deu carta branca para a prefeitura colocar a UPA pra funcionar, ainda que parcialmente.
De acordo com o Prefeito Valmir Climaco, em aproximadamente duas semanas a UPA estará funcionando. A princípio será apenas com serviços básicos e posteriormente a prefeitura irá equipar com o que lhe compete, na esperança de reaver o montante desse recurso, para estruturar o prédio e prestar melhores serviços à população. Disse ainda que, a abertura da UPA, ainda que parcial, é em decorrência dessa pandemia e que a Unidade de Pronto Atendimento servirá de reserva, caso seja necessário se a doença evoluir em Itaituba.

“Devemos está preparados para qualquer eventualidade, nosso estrutura na área de saúde não é o suficiente para em caso emergencial atender uma quantidade grande de paciente. Estamos tomando todos os cuidados para em caso de um número maior de infectados pelo COVID-19 tenhamos condições de oferecer um local para acomodar esses doentes. No mais esperamos que essa doença não acometa nossa população, mas pra isso, precisamos nos conscientizar da necessidade do isolamento social e o uso de máscara caso precisar sair de casa, para evitar a transmissão de uma pessoa infectada, ainda que assintomático propague vírus infectando outras pessoas e assim formar uma cadeia de pessoas doentes e o município não tem estrutura para atender ao mesmo tempo tanta gente, pensem bem nisso, analisem a situação, seja responsável com você e sua família, fique em casa, enfatizou o prefeito.”