Obras - Quinta-feira, 30 de Novembro de 2017

PROJETOS DO CAIS DE ARRIMO DE BARREIRAS E MURO DE CONTENÇÃO EM TORNO DE ÁREA DE RISCO EM MIRITITUBA AVANÇAM COM MAPEAMENTO DA SECRETARIA NACIONAL DE DEFESA CIVIL

Nesta sexta-feira dia 24, a Secretaria Nacional de Defesa Civil esteve em Itaituba para coletar uma séria de dados importantes para o andamento dos projetos de construção do muro de contenção no entorno da área de risco em Miritituba e o Cais de arrimo em frente à comunidade de Barreiras.
O Prefeito Valmir Climaco, em viagem à Brasília em busca de recursos para o Itaituba, aproveitou a oportunidade, e em conversa com o Ministro da Integração Nacional Helder Barbalho, solicitou a visita do órgão que é vital para o andamento dos projetos.

Todo o levantamento técnico foi feito pelo engenheiro da Defesa Civil Nacional, em Miritituba no entorno da área de risco de deslizamentos e em frente à comunidade de Barreiras, acompanhado do Coordenador de Defesa Civil Itaituba Thiago Mendes, Subprefeito de Miritituba João Pádua, Vereador Nem, Presidente da Associação dos moradores de Barreiras Valdenir Ferreira Costa e Secretário de Agricultura Antônio Alves de Sousa que deu suporte.
Para o Diretor técnico da SEMINFRA, engenheiro Ulissses Moreira Conde, que é autor do projeto, a presença do técnico mostra a veracidade dos fatos, um grande passo para o andamento do processo de inicialização do projeto, “São os olhos do Governo Federal, vendo de perto nossa realidade, isso é fundamental para liberação dos recursos”, disse o Diretor.
A obra de construção de um muro de contenção, no entorno da área de risco de deslizamentos em Miritituba, está orçada no entorno do valor de R$ 40.000.000,00(quarenta milhões). Já o cais de arrimo em Barreiras no entorno de R$ 12.000.000,00 (doze milhões).
O Subprefeito de Miritituba João Pádua, recebeu a equipe e frisou que a Prefeitura está trabalhando para melhorar a qualidade de vida da população, e considerou a vinda do técnico fundamental para aplicação deste projeto aguardado com muita ansiedade.
O Vereador Etevaldo Lima, o Nem, mencionou a busca incansável do Prefeito Valmir Climaco, que está sempre viajando visando benefícios para a população. O Vereador concluiu dizendo estar contente com a presença da Defesa Civil Nacional, que renova a esperança deste grandioso projeto.
Valdenir Ferreira Costa, Presidente da Associação dos moradores de Barreiras, enfatizou que o projeto precisava desta visita do Governo Federal, e a população desde já agradece ao empenho do Prefeito Valmir Climaco que está sendo guerreiro, sempre lutando pela comunidade.
O Coordenador de Defesa Civil Itaituba Thiago Mendes, disse que o mapeamento era aguardado, por que fazia parte do desenrolar do projeto. De acordo com o Coordenador, a atitude do Prefeito está fazendo a diferença nas ações da defesa civil.

Alexandre Alves Rocha, engenheiro da Defesa Civil Nacional, após o levantamento, considerou favorável a urgência, de se dar o início aos projetos. Para o engenheiro, tanto a área de risco de deslizamentos em Miritituba, que inclusive já deixou vítimas, quanto à construção do cais de arrimo em Barreiras, serão olhados com atenção especial, pelo Ministério da Integração Nacional, para o mais breve possível, as verbas serem liberadas, e a Prefeitura possa entrar em ação para a realização destes audaciosos projetos, concluiu o engenheiro.