Obras - Quinta-feira, 08 de Agosto de 2019

XI FESTIVAL DO CACAU CORRESPONDEU AS EXPECTATIVAS

De 02 a 04, aconteceu na comunidade Monte Dourado a XI edição do Festival do Cacau.

XI FESTIVAL DO CACAU CORRESPONDEU AS EXPECTATIVAS

Nesses três dias de festividade, a Comunidade Monte Dourado contou coma participação de produtores rurais, que foram em busca de mais conhecimentos para ampliar suas demandas, através de num leque de palestras oferecidas pelos organizadores do festival.

As festividades na Comunidade Monte Dourado em homenagem ao fruto, denominado Festival do Cacau, a cada ano ganha maiores proporções. Este ano, as tradições de repetiram, com disputa da quebra de cacau e coco babaçu, comidas típicas e uma grande quantidade de produtos derivados do cacau. Teve ainda o baile dançante, escolha da miss cacau 2019, fechando a festa com o futebol masculino e muita música ao vivo. Um dos pontos altos do festival foram as palestras, que muito contribuíram para novas perspectivas, novos conhecimentos, novas técnicas de investimento aos numero expressivo de agricultores e produtores rurais, que se fizeram presentes.

A Prefeitura através da Secretaria de Agricultura – SEMAGRA e o Governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Abastecimento e Pesca – SEDAP, foram pilares para a organização do evento junto a Associação Comunitária Monte Dourado, que tem como presidente, o senhor José Almeida (Bom Jardim).
O desfile das belas garotas representando suas comunidades foi um dos pontos bem assediados pelos presentes, que lançaram chuvas de aplausos belo desembaraço e elegâncias das candidatas.

A agricultora Maria do doce foi a vencedora do concurso quebra de cacau.

1º Lugar – Ana Alice Souza Costa – Comunidade Monte Sião
2º Lugar - Adria Isabel Pacheco de Sousa – Comunidade Monte Moriá
3º Lugar – Isabelle Diniz – Monte Moriá

De acordo com o Secretário da SEMAGRA Antônio Souza (Kaiser), tecnicamente foi o melhor evento nesses últimos dez anos. “Então o XI ano reinicia essa nova década, com nível técnico altíssimo, foi uma intervenção importantíssima, a palestra do maior produtor de cacau do Pará, que veio de Medicilândia. Ressaltou ainda, a participação da prefeitura através das secretarias, foi de suma importância e a parceria dos órgãos do estado; SENAR; SEDAP; EMATER; SEBRAI foram muito relevantes para o sucesso deste evento, ressaltou o secretário Antônio Souza”.

Para o Diretor da SEDAP João Paulo Master, a avaliação que faz do festival foi muito positiva e enfatiza: “Constatou-se a grande participação dos produtores rurais, que vieram de várias comunidades, além das nove comunidades que participam diretamente da vicinal do cacau. Então, realmente foi um ciclo de palestras proveitosas e interessantes. Os palestrantes vindos da capital e outros municípios vizinhos colocaram as inovações, conhecimentos, que vão somar, quando em prática, para cada produtor. E, isso é muito importante, trazer novos conhecimentos, que podem ser transformados em produtividade, pois na verdade essa é a bandeira que levantamos nesse festival, essa busca para inovar com novas tecnologia, é o que vai dar melhores condições aos produtores rurais. No mais agradecer o empenho dos parceiros para a realização do XI Festival do Cacau, disse João Paulo Master”.

O Presidente da Associação Comunitária Monte Dourado, José Almeida em suas palavras disse: “A participação da prefeitura e governo do estado foi essencial para a realização de mais esse festival. Ressalta ainda que, o festival é um evento de suma importância para o município, uma vez que, a produção não se resume só na plantação de cacau, mas de outras culturas, abrangendo ainda a pecuária, e as palestras técnicas são significativas, que trazem muitos conhecimentos variados para nós produtores , concluiu o presidente”.

O prefeito Valmir Climaco, elogiou a coordenação do festival, dizendo: “A cada ano percebemos que o festival avança com suas proposta e isso é muito interessante, para toda a nossa região. Fico muito feliz em participar dessa grande encontro, das palestras técnicas, que nos trazem novos conhecimentos. Quero, parabenizar toda a equipe que fizeram o XI Festival do Cacau, disse” Ainda ressaltou: “ Estou muito contente com a organização do festival, este ano realmente as coisas se encaixam, está sendo gratificante ver todo esse povo comercializando suas mais diversas mercadorias da produção local. Esse incentivo é muito interessante”. Finalizou dizendo: “Faz apenas um mês que entramos no verão e mesmo assim, mais de 80% das vicinais estão dando trafegabilidade, temos ainda muito a fazer, mas com certeza vamos aproveitar bem esse verão, para tentarmos conseguir atingir nossa meta e recuperar 100% das estradas vicinais, concluiu o gestor”.