Obras - Terça-feira, 21 de Maio de 2019

VISITA TÉCNICA - PREFEITURA / IFPA

O executivo municipal na tarde do dia 6, juntamente com engenheiros e técnicos do Instituto Federal do Pará – IFPA, além de secretários e diretores da administração municipal, visitaram algumas obras que estão sendo executadas no município.

A equipe de engenheiros e técnicos fizeram uma vistoria completa dos serviços de drenagem subterrânea nas áreas alagadiças da cidade, principalmente na área conhecida como “Lagoa do Jacarezinho”.

A “Lagoa do Jacarezinho” aos poucos foi sendo soterrada com construções residenciais e pontos comerciais irregulares, fato que contribui para os alagamentos em todo o entorno da lagoa no período do inverno amazônico atingindo outros bairros. De uns tempos pra cá, o que era uma lagoa, hoje se tornou um bairro. Para colocar um fim no sofrimento das famílias que vivem esse drama ano após ano, o atual governo desde o final de 2017 iniciou uma obra de drenagem milionária, para por fim nos pontos alagadiços da cidade.

Um desses exemplos é a “ Lagoa dos Patinhos”, localizada no centro da cidade alta, que também foi invadida irregularmente e consequentemente todo inverno amazônico, as residências ficavam completamente alagadas causando grandes e vários transtornos para as famílias que construíram residências e prédios comerciais em cima da lagoa. O problema só foi sanado, quando em 2017, o atual governo resolveu realizar uma grande obra de drenagem subterrânea nesse perímetro abrangendo aproximadamente uma área de três (03) quilômetros. Desde então, com a conclusão dos serviços, as famílias deixaram de sofrer com o alagamento de suas residências.

Paralelo a esta obra da “Lagoa dos Patinhos”, a prefeitura iniciou os trabalhos da segunda grande obra de drenagem subterrânea do município, a da “Lagoa do Jacarezinho”, no perímetro da 24ª até a 36ª rua, beneficiando os bairros Jacarezinho, Santo Antônio, São Tomé, e parte do Bela Vista. Uma obra audaciosa, com recursos próprios da prefeitura, que já está trazendo benefícios para os moradores desses bairros que sofriam com alagamentos.
Em seguida a comitiva se dirigiu até a área adquirida pelo município para a construção do projeto de uma Unidade de Produção Demonstrativa de Itaituba. A proposta é também se tornar um campo de atividades práticas, para os alunos do curso de Agronomia que será ministrado pelo IFPA. Aqui em Itaituba. Nessa parceria o município entra com alguns implementos de atividades agrícolas e um laboratório para analise de água, solo e outros estudos.

Para o Diretor do IFPA Lucivaldo Figueira, essa parceria, em forma de cooperação técnica, vislumbra um horizonte futuro com muita prosperidade.

N a avaliação do Secretário de Agricultura Antônio Souza, essa parceria é imprescindível para o melhoramento da mão de obra no município e região, principalmente para a formação de profissionais qualificados.

O prefeito ressaltou: “ Essa cooperação entre a administração municipal com a Instituição de Ensino, tende a garantir o fortalecimento das atividades de produção, criação e processamento e posteriormente a comercialização dos produtos.