.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a Sexta das 8:00h às 14:00h

Obras - Terça-feira, 21 de Maio de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

COMUNIDADE DE BARREIRAS RECEBE COMITIVA DO PREFEITO VALMIR CLIMACO

COMUNIDADE DE BARREIRAS RECEBE COMITIVA DO PREFEITO VALMIR CLIMACO


COMUNIDADE DE BARREIRAS RECEBE COMITIVA DO PREFEITO VALMIR CLIMACO

COMUNIDADE DE BARREIRAS RECEBE COMITIVA DO PREFEITO VALMIR CLIMACO

Acompanhado de seu vice Nicodemos Aguiar, secretariado, diretores e alguns vereadores, o prefeito Valmir Climaco esteve visitando a comunidade de Barreiras para verificar in loco a construção do cais de arrimo, que está em fase de acabamento.

A Vila de Barreiras fica a 72 quilômetros da sede do município de Itaituba seguindo pela estrada de chão denominada de “Transmamão” e pode ser feita através de via fluvial em embarcações que fazem o trecho diariamente. Seus primeiros habitantes foram os índios Munduruku e Tapajó. No período do verão amazônico, com a vazante das águas do rio, afloram em seu leito as belas praias de areia brancas. A vila de Barreiras é formada por cinco (05) ruas, com uma população aproximadamente de mil e quinhentos (1500) habitantes. 
A economia de Barreiras gira em torno da prestação de serviços públicos, da agricultura e da pesca.

No mês de julho, os descendentes do Tapajó e Munduruku realizam o mais espetacular ritual de danças e demonstração lúdica a um evento que mistura o profano e o religioso, para abrilhantar ainda mais a festa, a comunidade se reúne com o povo da cidade para promoverem com a ajuda do poder público municipal o festival do Piau X Aracú. Nessa época, a vila recebe um grande público para os três dias de festa vindos de todos os cantos do município, região e porque não dizer do Brasil.

Barreiras é uma comunidade com suas peculiaridades e características próprias e cheia de seus encantos naturais. O maior berçário de tartarugas, conhecido por TABULEIRO DE MONTE CRISTO, apesar de sua localização pertencer ao município de Aveiro, mas Barreiras é uma das comunidades próximas, que vivencia a subida das tartarugas, tracajás e outros quelônios ao Tabuleiro de Monte Cristo, para desovarem e garantir o ciclo reprodutivo das espécies.

O Tabuleiro de Monte Cristo é fiscalizado e mantido resguardado pelo IBAMA, sendo que para se fazer visita ao local é necessário antes autorização do órgão responsável. No Tabuleiro também se pode conhecer a reprodução de várias aves, o que caracteriza e faz do lugar, “Um lindo berçário de várias espécies”.
Mas Barreiras de alguns anos pra cá, vinha sofrendo com a erosão do barranco, que era a proteção para as águas do rio Tapajós no período do inverno amazônico, não invadir a vila.

O barranco começou a ser engolido pelas águas e foram anos de sofrimento para os comunitários, que ano após ano viam a principal rua se desmoronar. E, foi quando, em 2017, a comunidade através da Associação dos Moradores Pequenos e Meios Agricultores do Distrito de Barreiras – AMPMADB procurou o prefeito para tentarem uma solução. Desde então, o prefeito Valmir Climaco, procurou abreviar a preocupação dos comunitários. Naquele mesmo ano em audiência com o então Ministro de Integração Nacional Helder Barbalho, conseguiu a verba para a realização do tão sonhado cais de arrimo. E, em Julho de 2018, foi assinada a ordem de serviço, para começar a construção do cais de arrimo de Barreiras.

O presidente da AMPMADB Valdenir Ferreira Costa ressaltou a importância dessa obra para a comunidade de Barreiras. Disse; “É uma satisfação estarmos acompanhando o processo da obra, também estamos em plena sintonia com os engenheiros que nos tiram todo tipo de duvida”.

Por tanto estamos muito felizes e honrados, com essa grandiosa obra. Só temos a agradecer ao prefeito Valmir Climaco pelos benefícios que tem proporcionado para nossa comunidade. Nos últimos dias fomos contemplados com o poço artesiano, também está acontecendo a recuperação e revitalização da Escola Municipal Juvêncio Correa.

Por tanto, particularmente me sinto muito honrado por está representando a comunidade no momento de ascensão para nossa comunidade. Também estamos nas expectativas, que o prefeito consiga intermediar a construção do Pexódromo, para realizarmos nosso festival, que é um dos maiores eventos culturais do município. No mais é só agradecer a Deus, ao Governador Helder Barbalho e ao Prefeito Valmir por este marco histórico que está acontecendo na nossa comunidade, finalizou o presidente”.

Em um ano e nove meses a obra está praticamente pronta, faltando apenas detalhes, para ser entregue a comunidade. E, mais uma vez o prefeito e comitiva estive neste dia 4, na comunidade, para avaliar o padrão e o grau de satisfação da comunidade em relação à obra e disse: 
“Primeiro parabenizar a emprega, que cumpriu o tempo determinado para a conclusão da obra e principalmente a comunidade que estava em situação delicada e desacreditada que seria possível, que Barreiras ter uma grandiosa obra como esta que estamos vendo. Particularmente estou muito feliz de está vendo que valeu a pena o montante destinado para a construção desse cais de arrimo”.

Ressaltou ainda o gestor: “Não tenho duvidas que irá trazer melhor qualidade de vida para a população, como também valorizar os imóveis, disse” Perguntado sobre porque os outros municípios que foram contemplados também com projetos dessa envergadura, para também conter a erosão e que ainda não houve nem licitação? Disse o gestor: “A equipe técnica da Secretaria de Infraestrutura e da Diretoria de Planejamento avançaram muito, fazendo o projeto, licitando e com muita habilidade foi possível que a empresa, que nós nem conhecíamos, teve muita competência, para que hoje tivéssemos esse resultado”.

O prefeito ainda enfatizou: “Para que o projeto fique melhor ainda, a prefeitura vai asfaltar a primeira e segunda rua de Barreiras e em julho teremos o maior prazer em inaugurar essa obra, com uma grande festa, e iremos fazer um convite especial ao governador Helder Barbalho, que teve uma grande participação, quando Ministro da Integração Nacional, nos atendeu e contemplou o projeto do cais de arrimo da comunidade de Barreiras orçada em R$-12.873.725,64 ( Doze milhões oitocentos e setenta e três mil setecentos e vinte e cinco reais e sessenta e quatro centavos), enfatizou o prefeito Valmir Climaco”.

ASCOM/PMI


1193 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
UFM - 2022

R$ 12,12

.
.

Prefeitura Municipal de Itaituba - PA.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.