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Saúde - Sexta-feira, 12 de Abril de 2019

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DIRETOR DO HOSPITAL MUNICIPAL DE ITAITUBA FAZ ESCLARECIMENTOS DOS SERVIÇOS DE URGÊNCIA, EMERGÊNCIA E AMBULATORIAL

DIRETOR DO HOSPITAL MUNICIPAL DE ITAITUBA FAZ ESCLARECIMENTOS DOS SERVIÇOS DE URGÊNCIA, EMERGÊNCIA E AMBULATORIAL


DIRETOR DO HOSPITAL MUNICIPAL DE ITAITUBA FAZ ESCLARECIMENTOS DOS SERVIÇOS DE URGÊNCIA, EMERGÊNCIA E AMBULATORIAL

DIRETOR DO HOSPITAL MUNICIPAL DE ITAITUBA FAZ ESCLARECIMENTOS DOS SERVIÇOS DE URGÊNCIA, EMERGÊNCIA E AMBULATORIAL

A sala de Urgência e Emergência do HMI, inaugurada em dezembro último, está recebendo em média duzentos e trinta (230) pacientes dia, comprometendo os serviços essenciais de Urgência e Emergência. Isso porque a maioria dos pacientes, que deveriam procurar as Unidades Básicas de Saúde, está procurando a sala de emergência do Hospital Municipal ao invés de buscar os serviços ambulatoriais, que estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde e diante deste quadro, a emergência do HMI está recebendo um grande número de ocorrências, que deveriam ser resolvidas nos Postos de Saúde, disse o Diretor do HMI Adriano Coutinho. Este mês de março foram realizados 5500 procedimentos.

Em coletiva a imprensa, Adriano Coutinho pontuou algumas situações preocupantes ocorridas no dia a dia na sala de Urgência e Emergência do Hospital Municipal:

“Para atender a demanda considerada altíssima, comparada, por exemplo, a Emergência do Hospital Municipal de Santarém, que recebe usuários de seis municípios e atende em média por dia duzentos e cinquenta (250) pacientes, Itaituba dia após dia vem aumentando o número de atendimentos na sala de Urgência e Emergência, quando neste ultimo mês de março recebeu quase a mesma quantidade de pacientes que Santarém; Duzentos e trinta (230) pacientes por dia, durante tidi o mês foram cinco mil e quinhentos (5500)) usuários atendidos, um aumento de mil e quatrocentos (1400) a mais que mês de fevereiro. Em virtude disto, foi necessário aumentar progressivamente o quadro de servidores, composta por médicos, enfermeiros e técnicos, somente para atender na sala de Urgência e Emergência, que agora dispõe de um médico para visitas médica de rotina, ressaltou".

De acordo com o Diretor, o aumento dessa demanda se dá, pela melhoria e confiança dos serviços, porém compromete o atendimento de quem realmente está necessitando de atendimento de Urgência ou Emergência, porque as maiorias dos pacientes que vão buscar atendimento deveriam se dirigir aos postos de saúde, mas ao contrário disso, buscam a Urgência e Emergência do HMI.

PRIORIDADES PARA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: “O que as pessoas precisam saber é; quando chegam com problemas de saúde de baixo risco, como febre baixa, tosse, dor de cabeça, na unha ou coluna, doenças crônicas, entre outras, são classificados por cores na ficha, marcando o tempo de atendimento de acordo com cada caso. Os usuários que apresentam esses e outros sintomas de baixo risco vão receber atendimento para melhorar os sintomas, não para curar, disse".

"O certo é procurara as UBS para continuação do tratamento. Outro detalhe; vacinação, renovação de receitas de medicamentos controlados, devem procurar as UBS, não final de semana na sala de Emergência. A sala de Urgência e Emergência, como o nome já diz, é pra casos emergenciais, casos de atendimentos imediatos com eminencia de morte, não pra realizar consultas, pra fazer checkup (exame médico minucioso), raios-X, entre outros, ressaltou ".

"Esses procedimentos só ocorrem em casos de paciente grave, como; Parada cardiorrespiratória; Fratura exposta, AVC, entre outros, que precisam de cuidados imediatos. É isso que muitas das vezes ocorre e os outros usuários, que já aguardam atendimento, não entendem, gerando descontentamento e por essa razão por não querer esperar o tempo necessário de atendimento ao paciente mais grave, usam de má fé as redes sociais com o intuito de denegrir a imagem de servidores e do HMI. O que os usuários devem saber é que, no caso, quando chega um paciente em estado grave, toda a equipe será mobilizada em prol da saúde daquele paciente que está correndo risco de morte. Isso, não é uma regra só aqui do HMI, mas normas do Ministério da Saúde. As vezes ao receber um “não”, por algumas coisas que não são de atribuição da sala de Urgência e Emergência, gera descontentamento e passam a tentar denegrir a imagem do hospital dos servidores, enfatizou Adriano Coutinho.”

“As pessoas não estão sabendo separar os serviços de Urgência, Emergência e Ambulatorial, com isso está sobrecarregando as equipes, que são treinadas para aquele setor, em dar prioridade aos serviços de Urgência e Emergência, porém mesmo com toda essa sobrecarga, jamais deixaram de atender a todos que buscam atendimento, mas pelo fato de não querer esperar diante das prioridades, agridem de todas as formas os profissionais com palavras de baixo calão, até agressão física e ainda se acham no direito de usar as redes sociais para tentar manchar a imagem do HMI, destacou Adriano Coutinho”.

DENÚNCIAS: “Todos os casos, que tentaram denegrir a imagem do Hospital Municipal, foram apuradas com rigor e verificamos que 99% são feitas por pessoas achando, que teriam alguns direitos, sem tê-los, outras não aceitam esperar por um determinado tempo para ser atendida. Outras querem usufruir de serviços, que deveriam buscar através das UBS e ainda tem casos que querem exigir dos médicos procedimentos exclusivos das UBS, por tanto, a população tem que saber diferenciar esses serviços. Pois, enquanto os profissionais estão tentando socorrer pessoas em estado gravíssimo, falta humanização de alguns usuários, que usam as redes sociais com intuito de tentar denegrir a imagem e o trabalho dos profissionais, que estão ali para servir com todo profissionalismo, disse o Diretor”.

TELEFONES: Outra questão apurada são as denúncias do uso do aparelho celular. “As regras aqui são bem claras; O médico plantonista e o enfermeiro gerente tem autorização para usar telefone, caso seja necessário solicitar a presença de outros profissionais de sobreaviso. Aos demais servidores é proibido o uso do aparelho no horário de expediente, enfatiza".

"O que nós apuramos é que as pessoas fazem aleatoriamente essas denúncias, sem nem um respaldo, afirmando que algum profissional fica horas a fio no celular, ora, se não existe tempo muitas vezes nem pra se alimentarem direito. Então entendemos que, essas pessoas fazem certas denúncias sem o menor conhecimento de causa, não sabem de fato o que pode estar acontecendo. Diante desses fatos, já acionamos o setor jurídico da prefeitura para as devidas providencias, garantiu Adriano”.

CAMPANHA: Ressaltou Adriano Coutinho que a Secretaria de Saúde estará promovendo uma campanha de conscientização nos meios de comunicação, explicando para a população quando deve procurar os serviços do SUS de: Urgência, Emergência e Ambulatorial, concluiu."

ASCOM/PMI


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