Obras - Sexta-feira, 01 de Março de 2019

ESTRADA DO PAREDÃO RECEBE ASFALTAMENTO

A Estrada do Paredão, conhecida por Estrada do DNER, surgiu na década de 70, quando o Departamento Nacional de Estrada de Rodagem – DNER foi instalado em Miritituba para trabalhar na abertura da Transamazônica. Sendo que uma das vilas residenciais do órgão federal foi construída na sede de Itaituba, mas precisamente na localidade chamada Paredão há dois (2) quilômetros do centro da cidade, quando antes era apenas um caminho, desde então passou a ficar conhecida por Estrada do DNER.

A vila até hoje é habitada por ex funcionários do DNER. Também nessa mesma década foi instalado o 53º Batalhão de Infantaria e Selva- BIS, numa estrada paralela que fica há sete (7) quilômetros do centro, porém a vila de oficiais, cabos e soldados, também foi construída as margens da Estrada do Paredão. Nessa mesma época também foi instalada a sede da Fundação Nacional do Índio - FUNAI. Já na década de 80 a colônia cearense, construiu a Associação Atlética Cearense as suas margens. E aos poucos toda sua extensão foi fatiada pela prefeitura e dezenas de famílias construíram suas residências.

A Estrada passou a receber um grande fluxo de veículos e pedestres, que depois da extinção do DNER, poucos foram os gestores que mantiveram a manutenção da estrada, que foi se desgastando ao longo dos anos.
Em 2017, já na atual administração, os primeiros serviços de tapa buracos foram realizados, para amenizar a buraqueira. Porém, o pouco asfalto que ainda restava, não contribuiu mais para fixar o produto e logo os buracos reapareceram em maior tamanho e quantidade.
No dia 10 de janeiro, a Secretaria de Infraestrutura –SEMINFRA começou os trabalhos de terraplanagem e nivelamento do percurso, para em seguida colocar a camada asfáltica.

Neste dia 26 de fevereiro, a Secretaria de Infraestrutura – SEMINFRA retornou com homens e máquinas e a conhecida Estrada do DNER começou a receber o asfaltamento. O prefeito em exercício Nicodemos Aguiar, o Secretário da SEMINFRA Orismar Gomes acompanharam os trabalhos certos de que, até sexta feira, dia 29, sejam concluídos.

O prefeito em exercício Nicodemos Aguiar Garante: “O asfaltamento dessa via, era muito requisitada, mas estávamos cumprindo um cronograma da secretaria, para depois dos serviços de terraplanagem, retornarmos e concluirmos com o asfalto e hoje cumprimos o prometido. Tudo a seu tempo, pois as coisas tem que ser feita dentro do programado. Sabemos que agora nesse período a igreja católica faz uma programação e durante anos é realizada na Associação Atlética Cearense, então diante disso, para melhor locomoção dos milhares de fies, programamos para esta semana o asfaltamento dessa via, que há anos estava em péssimas condições de trafegabilidade, mas que agora está totalmente trafegável enfatizou Nicodemos Aguiar.”

ASCOM/ PMI