Obras - Terça-feira, 18 de Setembro de 2018

CENTRO CIRÚRGICO DE ORTOPEDIA É INAUGURADO NO HOSPITAL MUNICIPAL

Agora é realidade, Já está funcionando no Hospital Municipal o centro cirúrgico de ortopedia. A sala de operação foi inaugurada na última sexta feira dia 14, pelo prefeito Valmir Climaco, com a presença de outras autoridades, funcionários, quando a imprensa pôde registrar um dos feitos da mais alta relevância na área de saúde para o município.

O Centro cirúrgico de ortopedia era um sonho do atual gestor que ao assumir a prefeitura no inicio de 2017, se deparou com uma fila demais de mil pessoas a espera de um procedimento ortopédico. Apesar das dificuldades na área da saúde, o prefeito e seu Secretário de Saúde Iamax Prado, deram inicio a um planejamento de emergência, realizando um mutirão, com o intuito de diminuir o número de cirurgias eletivas de ortopedia. Apesar dos esforços não foi possível zerar a fila de espera, uma vez que as imprudências no trânsito são frequentes, elevando quase que diariamente o número de vitimas com traumas.

Vendo a necessidade de ampliar esses serviços uma vez que as despesas para encaminhar esses pacientes para Santarém são muito altas, além dos pacientes permanecerem na fila de espera no Hospital Municipal daquele Município aguardando uma vaga no Hospital Regional, que por muitas vezes demoram meses para a realização do procedimento.
Foi então que a partir da alta demanda a administração em busca de solução para amenizar os problemas, com recursos próprios, deu inicio a construção de uma sala de cirurgia exclusivamente, para ortopedia e outra para parto. Embora com todas as burocracias e as dificuldades para equipar a referida sala, foi possível conclui-la em menos de um ano. E neste dia 14, foi inaugurada, embora ainda não estando 100% equipada.

A equipe de profissionais que está atuando no Hospital Municipal realizando os procedimentos em ortopedia é formada pelos médicos ortopedistas e cirurgiões, doutor Leonard Cabral e doutor Douglas Oliveira e a anestesista Carla Nascimento.

O prefeito Valmir Climacco, disse que a inauguração do Centro cirúrgico é um marco na sua administração e de grande importância para o município. O prefeito Valmir Climaco deu ênfase para o equipamento “arco cirúrgico” que brevemente será instalado, para completar a estrutura física do centro cirúrgico.

“agradeço muito a atuação dos médicos e demais profissionais pelo empenho em contribuir, para diminuir a fila eletiva das cirurgias nas mais diversas áreas, agora, com mais esta sala, os pacientes que precisarem de operação de ortopedia, com certeza serão poupados de maiores transtornos, terão menos sofrimentos, assim como a família, pois na sua maioria não serão mais transferidos para outros centros fora do município, enfatizou o prefeito.”

“o dinheiro público é pra ser investido no bem estar da população, por tanto o meu desejo é tentar atender á todos, com esse centro iremos economizar o dinheiro público e aplicar nos bens necessários para a população, por isso, espero que muito em breve também possamos celebrar a inauguração da UPA e Hospital Regional, assim teremos em nosso município uma saúde mais digna para a população e aproveito este momento, para dizer a cada servidor o quanto é importante o atendimento aos pacientes, pois todos que buscam os serviços em qualquer Unidade de Saúde, precisam de cuidados, por tanto devem ser bem tratado, bem cuidados e respeitados, afinal, passam por momentos delicados e o tratamento do servidor para com o paciente, é muito importante, concluiu o prefeito Valmir Climaco.”

O Secretário Iamax Prado reforçou a fala do prefeito Valmir Climaco concluindo a importância do tratamento humanizado aos pacientes. Ressaltou que a administração tem investido e estará ampliando a todos os servidores da área de saúde essa capacitação. “Há poucos dias encaminhamos para Santarém quatro servidores, para receber essa capacitação através da 9ª regional, para que agora esses conhecimentos sejam repassados aos demais aqui em Itaituba. Muitas vezes a receptividade do funcionário ajuda muito na recuperação do paciente e é isso que, procuramos fazer, investindo para melhorar no geral os nossos serviços, disse o secretário.”

Iamax Prado enfatizou ainda a importância da inauguração do centro cirúrgico; “é um avanço muito grande para o município. “é muito triste em ver as pessoas não respeitarem as Leis de trânsito causando acidentes em cima de acidentes, já chegamos a receber de vinte pessoas em um único final de semana com traumas causados por acidentes de trânsito e é quando começa a saga dessas pessoas, alguns esperam meses para a realização de um procedimento ortopédico, sem descrever o sofrimento também da família. Itaituba deu o ponta pé inicial para que no espaço de cada dez dias, possamos realizar de 12 a 14 cirurgias ortopédicas, com a implantação desses serviços a tendência é melhorar mais e mais a saúde do município, concluiu o Secretário”

O médico ortopedista Leonard Cabral destacou que serão realizados procedimentos de média e alta complexidade, com ressalva para os pacientes cardiopata e de idade por Itaituba ainda não possuir uma unidade de tratamento semi intensivo de tratamento, devem ser direcionados para outros centros por correrem risco de vida e também os paciente que precisarem de prótese especificas, que o município também ainda não dispõe, somente com a inauguração do Hospital Regional esses problemas devem ser solucionados, disse o ortopedista.
Na ocasião esteve presente o vice prefeito Nicodemos Aguiar, vereadores, empresários e um público composto por médicos, enfermeiros, técnicos e imprensa local. Após a fala das autoridades, foi servido um lanche para celebrar a data.