Educação - Quinta-feira, 26 de Outubro de 2017

ITAITUBA RECEBE PROJETO CAPACITAÇÃO REALIZADO PELA ESCOLA DE CONTAS PÚBLICAS TCM-PA

O projeto CAPACITação, realizado pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA) através da Escola de Contas Públicas, beneficiando a região do Tapajós com palestras e cursos que vão de 24 e 26 de outubro, no município-polo de Itaituba.

O CAPACITação busca orientar servidores de prefeituras e câmaras com o intuito de melhorar a gestão pública. Serão três dias de atividades, entre palestras e cursos, entre os assuntos estão o sistema eletrônico de prestação de contas, que permite maior agilidade no julgamento dos processos, a importância da implantação da ouvidoria como ferramenta de comunicação com a sociedade para maior transparência das gestões, a legislação e as especificidades da gestão de fundos municipais de saúde, educação e assistência social.
Os temas abordados foram definidos a partir de uma necessidade identificada nas dificuldades dos municípios quando acionam o Tribunal e também em falhas nas prestações de contas. Os palestrantes e facilitadores dos cursos fazem parte da equipe técnica do TCM-PA e de instituições parceiras.
A programação teve início na manhã desta terça-feira no auditório da Faculdade de Itaituba-FAI, e contou com um grande público que aproveitaram ao máximo a primeira palestra ministrada pelo conselheiro do TCM-PA Sérgio Leão, que abordou o tema Função Fiscalizadora do TCM-PA.
A Prefeitura de Itaituba tem a preocupação de acompanhar o processo evolucionista, e está participando do projeto, buscando a capacitação dos profissionais para uma prestação de contas em tempo hábil e transparente, acompanhando sistema eletrônico.