Educação - Terça-feira, 18 de Setembro de 2018

NOTA DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - IDEB DO ENSINO FUNDAMENTAL EVOLUI CONSIDERAVELMENTE NO MUNICÍPIO EM 2017

Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB alcançou a média nacional do Ministério da Educação.

A evolução dos resultados foi comemorada pelo prefeito Valmir Climaco, que desde o inicio de sua atual gestão vem traçando metas junto ao então Secretário de Educação Amilton Pinho, para que esse desejo fosse alcançado na educação fundamental do município.
Os gráficos apontam uma evolução considerada em relação aos anos anteriores:
Em 2015 o fundamental menor foi de 4.3 e em 2017 com 4.8.
No fundamental maior em 2015 a média foi de 3.6 e em 2017 de 4.1
O prefeito Valmir Climaco reuniu a imprensa para expressar sua alegria diante da evolução da nota do IDEB em 2017. Começou sua entrevista respondendo as criticas aos oposicionistas, que usam as redes sociais, usando o termo de “o governo do asfalto.”

O governo é do asfalto, mas é também presente na saúde, educação e todas as áreas do governo, por tanto vejo que estão completamente desinformados. “A prova está ai com esse resultado que a educação fundamental do município alcançou.” “essa notícia nos foi dada com muita alegria, sempre acompanhei atentamente e com preocupação a educação do município, sempre fui presente, junto ao secretário e gestores da educação.

“Procurei estruturar a rede de ensino desde o inicio do meu governo, quando me deparei com várias situações completamente anormais: Escolas desestruturadas, sofrendo alagamentos, merenda escolar de péssima qualidade, carteiras quebradas, todas sem estrutura, para funcionamento, oque com certeza desmotivam alunos e professores.” “nossa preocupação desde o inicio foi tentar levar o mínimo de estrutura para os estabelecimentos de ensino. “hoje posso dizer que realizei um sonho, pois todos são testemunhas que esse era um desejo almejado, mudar essa realidade, e conseguimos, por isso me sinto muito feliz com a evolução do ensino fundamental hoje, isso é fato, Itaituba conseguiu essa evolução, graças ao empenho do governo, secretário e gestores de cada escola, todos estão de parabéns por essa grande meta alcançada na educação do município. Isso se deve ao melhoramento do ensino, que tem recebido mais qualificação, enfatizou o prefeito”.

O Secretário de Educação Amilton Pinho, destacou em sua fala, que essa evolução se deu por conta da informatização do sistema e as formações continuadas dos professores. Enfatizou que antes faltava também suporte técnico, faltava um sistema próprio do município para acompanhar os indicativos da educação, e essas estratégias adotamos para esse crescimento na educação.

“Quero ainda, registrar com louvor do trabalho da Diretoria de Ensino na pessoa da professora Maria Luilce Caraneiro Medeiros que foi peça importante no processo de Formação Continuada, que era um grande desejo dos professores e educadores, por tanto o prefeito nos deu carta branca para os esses investimentos em 2017 e que continuam em 2018.

Outro ponto adotado nesse um ano e que foi significativo é o parâmetro de acompanhar a taxa de aprovação, reprovação e evasão escolar. Com esse trabalho chegamos a esse resultado bastante expressivo. Mas ainda temos muito a melhorar e vamos continuar trabalhando, para em 2019, tenhamos um resultado ainda melhor, enfatizou o secretário Amilton Pinho.