Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 10 de Agosto de 2018

X FESTIVAL DO CACAU FOI REALIZADO COM VASTA PROGRAMAÇÃO.

O evento é realizado todos os anos pela Associação Comunitária de Monte Dourado, que tem como presidente o senhor Bento Alves organizado pela prefeitura municipal através da Secretaria de Agricultura- SEMAGRA na pessoa de Antônio Souza e Governo do Estado através da Secretaria de Desenvolvimento e Abastecimento do Pará- SEDAP na pessoa de Douglas Moacir.

Foram três dias consecutivos de programação bem diversificados. Aabertura se deu com participação das comunidades, quando todos aproveitaram o momento para agradecer, trocarem ideias e confraternizar em celebração ao fruto que dá origem ao nome do evento.

No segundo dia, foi realizada a abertura oficial com a presença de autoridades locais. O vice prefeito Nicodemos Aguiar, representando o prefeito Valmir Climaco que não pôde estar presente. Compondo a mesa, o vereador José Beloni, representou a Câmara de vereadores, entre outras representações do segmento da sociedade organizada. Estiveram abrilhantando o evento o secretário da SEMSA - Iamax Prado e SEMINFRA- Orismar Gomes, Diretor de Iluminação, José Filho, Coordenador da CDOMJUCEL, Francimar Uchoa e público em geral.

Após a composição da mesa, formada por autridades e representações do segmento da sociedade organizada, deu inicio as palestras técnicas, que é um dos momentos bem assediados pelos agricultores que buscam novos conhecimentos, experiências com temas relevantes e de interesse, para melhor assistência ao produtor rural.

Para este ano foram escolhidos os temas: Previdência Social, concessão de benefícios e aposentadoria rural- INSS/STTR/SIPRI/SINTTRAF, Panorama socioeconômico da cadeia do Cacau; “Exigências do mercado e a qualidade do produto” CEPLAC/EMATER/ARINOS/CARGIL/CEPOTX e ainda Cronologia Econômica da Atividade Rural – SEBRAE.
Ainda aconteceram as atrações; torneio da quebra do cacau, exposição e venda dos produtos derivados do cacau nas barracas, apresentações culturais, torneio de futebol masculino, baile dançante com a escolha da Miss Cacau 2018, quando seis belas jovens concorreram ao título e em 1º lugar ficou a representante da Comunidade Bom Jesus, a jovem Miryam Mikaelly Martins e em 2º lugar levando o título de Garota cacau, foi para Dauana Martins da Comunidade Monte Dourado. Durante os três dias, um número expressivo de pessoas abrilhantou o festival.
Na avaliação dos organizadores, o Festival do Cacau 2018, foi positivo.