Obras - Quarta-feira, 25 de Abril de 2018

“NÃO PODEMOS EVITAR OS DESASTRES NATURAIS, MAS PODEMOS CUIDAR PARA EVITAR QUE OS DANOS SEJAM MAIORES”.

É com esse pensamento, que a prefeitura através da SEMINFRA, por meio da Diretoria de Urbanismo, vem fazendo há um ano e cinco meses serviços, para nenefcar a infraestrutura da cidade, com intuito de evitar cenas de desastres que prejudiquem a população. Para isso, vem praticando todos os dias limpeza nas ruas, bueiros, canaletas, córregos, nos mais diversos bairros da cidade. A prefeitura tem usado os meios de comunicação televisiva, rádio, redes sociais e institucionais, para chamar atenção da população sobre os graves problemas que o lixo causa e as graves consequências que causam com a chegada das chuvas sobre a cidade.

A fata de compromisso da população, de insistir na falta de educação, com essa prática de tudo que não lhe convém, seja despejado nas ruas, mostra a falta de compromisso e os maus hábitos de encher as ruas de lixo, causando sérios transtornos, para parte da população.
As enchentes em alguns pontos isolados da cidade não são culpa atribuídas ao poder público. Pois é público e notório a realização dos trabalhos quase que diuturnamente dos servidores, para retirar os bagulhos deixados pela população nas ruas.
A prefeitura tem feito sua parte, sim, tudo para evitar alagamentos. Todos os bairros sem exceção dentro do município, bem como distritos e comunidades, já receberam força tarefa da SEMINFRA. Cada local tem recebido os trabalhos emergenciais conforme cada situação.
Entre as diversas críticas, estão os moradores do Bairro da Liberdade. Mas este bairro tem sido beneficiado e vem recebendo serviços de terraplanagem, substituição de cinco pontes de madeira por concreto onde por baixo de todas passa o córrego. O detalhe é, apesar dos serviços concluídos, muitas outras vezes a SEMINFRA já teve que voltar para fazer os mesmos serviços de limpeza, já que os próprios moradores, são protagonistas de desrespeitar as instruções de não jogar lixo, bagulho nos locais que são levados pelas enxurradas para dentro do córrego, impedindo a passagem das águas. Lá de tudo já foi encontrado, desde resto de construção, madeira, portas, carcaça de maquina de lavar e de geladeira, galhada de arvores e capina dos seus quintais, tudo despejados nas proximidades dos bueiros. A própria população ignora, menosprezam os alertas, os pedidos e até mesmo os apelos dos responsáveis pelos órgãos, que chegam a implorar a conscientização da população, mas não são atendidos.
O prefeito Valmir Climaco, o vice prefeito Nicodemos Aguiar, o Secretário da SEMINFRA, Orismar Gomes, o diretor de Urbanismo Hélio Silva, O coordenador da Defesa Civil Thiago Mendes, todos emsuas entrevistas tem batido nessa tecla da conscientização do lixo, mas parece jogar palavras ao vento. Daí quando acontecem esses transtornos, a população sem conhecimento nem um, crucifica o gestor e os profissionais, se enchendo de razão, mesmo sabendo que, a culpa estar em quem pratica o crime e não de quem tentar fazer o certo.
Duas grandes obras ousadas nesse governo para evitar alagamentos foram iniciadas em 2017. Lagoa dos Patinhos e Lagoa do Jacarezinho, pelo nome, já nem precisa se dizer que naquelas localidades o que existiam antes eram lagoas. Nesses locais desordenamente as construções irregulares cresceram, transformando os locais em bairros e dezenas de famílias, todos os anos, sofriam com os alagamentos. A administração atual, sem medir esforços e com recurso próprio iniciou essas obras subterrâneas que atingem quilômetros cortando a cidade, até escoar no Rio Tapajós. Mas nesse tempo, muitas já foram às ações de limpeza que a SEMINFRA tem feito. A cada quantidade de chuva, a correria dos profissionais para desobstruir os bueiros e evitar novos alagamentos é constante e assim em todos os bairros que os trabalhos já foram feitos.
Se a prefeitura está trabalhando para o bem da população, porque essa própria população não colabora, para o seu próprio bem? São fatos difíceis de aceitar e acreditar. O governo não generaliza, mas, sabe que na sua maioria tem tentado encontrar culpados para seus próprios atos.
O governo estuda a execução do Código de Postura do Município, talvez cumprido as Leis, a população tenha consciência dos seus Direitos e Deveres.