Obras - Terça-feira, 06 de Fevereiro de 2018

SECRETÁRIOS DE ESTADO ADMITEM FALHA NA QUESTÃO UPA E PEDEM DESCULPAS À POPULAÇÃO E AO PREFEITO

Na visita dos secretários de estado à Itaituba, na construção do Hospital Regional, o Prefeito Valmir Climaco aproveitou a oportunidade em nome da população de Itaituba, para cobrar do secretário de saúde do Estado Vitor Mateus, as questões da parte que cabe ao Estado referente ao recurso via Deputado Federal Chapadinha, ao Estado, destinado aos equipamentos da Unidade de Pronto Atendimento-UPA, no valor de R$ 370.130,00 (TREZENTOS E SETENTA MIL E CENTO E TRINTA REAIS), em Novembro do ano de 2015.

Ao receber a notícia negativa na fala do secretário de saúde do Estado Vitor Mateus, o Prefeito deixou a sala e lamentou a má notícia, proveniente da falha admitida do titular da pasta da saúde do Estado.

A emenda federal foi recebida pelo Estado, mais o secretário de saúde do Estado não tomou as providências cabíveis de licitação para aquisição dos equipamentos, para que fossem entregues ao Município nesta visita.

O primeiro a admitir o erro foi o Secretário de planeamento do Estado José Colares, em entrevista, ele admitiu que o recurso entrou no Estado no início do ano de 2017, mais que por motivos de “Operacionalização”, não foi agilizada. José Colares frisou ainda que o Prefeito Valmir Climaco tem cobrado desde o início do seu Governo esta questão da UPA, e ao chegar à sala da reunião recebeu uma posição não positiva e veio a explodir chateado pela resposta negativa.

O secretário de saúde do Estado Vitor Mateus, reconheceu que está atrasado em muito tempo nesta licitação para aquisição dos equipamentos da UPA, e finalizou pedindo DESCULPAS ao Prefeito Valmir Climaco pela falha.

Na oportunidade o Secretário de Saúde Iamax Prado afirmou categoricamente com todas as letras que: “A Unidade de Pronto Atendimento-UPA Itaituba, só não está pronta hoje e entregue à população, por falta da licitação e aquisição via Estado, e são exatamente os equipamentos que correspondem a área de raio X, sem a qual é impossível inaugurar a UPA”. Iamax ressaltou ainda, que está na hora de o Secretário de Saúde do Estado reparar esta falha, e fazer sua parte para que em breve a população de Itaituba possa receber esta importante obra, que irá desafogar o grande Fluxo no Hospital Municipal.