CRATERA DO BAIRRO MARIA MADALENA COMEÇA A SER ATERRADA

Por Prefeitura Itaituba em quarta-feira, setembro 13 th, 2017

BURACO-3

Durante longos anos, o local quando não era habitado, foi explorado para a retirada de carradas de barros que serviram de aterro para construções e até aterramento de vias públicas. Com o passar dos tempos, as famílias foram chegando, construindo suas moradias nas proximidades, e também com o tempo o buraco foi crescendo, com a ação das irresponsabilidades do homem, bem como, pelas causas naturais da natureza no período das chuvas, com a força do volume de águas foram formando erosões, ajudaram a aumentar o buraco, que se tomou de grande proporção, até descomunal, causando transtornos aos moradores que hoje habitam nos arredores e prejudicando o meio ambiente. Tentando encontrar uma solução, os órgãos competentes: Defesa Civil, SEMMA E Secretaria de Infraestrutura, através da Diretoria de Urbanismo, depois de avaliarem as condições da cratera, chegaram a um denominador comum, ou seja, permitindo que ali fossem jogados restos de entulhos, como de construção pelos moradores, ajudando no aterramento, bem como, uma maneira de conter o desmoronamento.

A sugestão que seria uma das melhores opções, não funcionou, devido à falta de conscientização de algumas pessoas, que sem nem um critério passaram a jogar todo tipo de descarte de lixo na cratera, transformando o local num lixão no meio de um bairro. Fato este que com o passar dos dias começou a incomodar os moradores dos arredores. Uma vez que até animal morto estava sendo jogado no referido buraco, deixando o local com odores forte e desagradáveis.

BURACO-2 BURACO-1

Para colocar um fim na problemática, a prefeitura através da SEMINFRA, neste dia 10, começou uma operação para tapar o buraco. De acordo com o diretor de Urbanismo Hélio Silva, o trabalho exige um certo tempo, pois se trata de uma cratera gigantesca e para isso tem que ser estudado diversos locais, para a retirada desse material, para abarrotar o buraco no bairro Maria Madalena, somente desta forma acabará toda essa problemática entre os que depositam o lixo permitido e o morador que tentava transformar a cratera em um lixão. A cratera já recebeu dezenas de carradas de aterro, é uma forma de começar a pôr fim no depósito de lixo irregular, evitando maiores prejuízos para os moradores do bairro e o meio ambiente. E aos poucos, a cratera irá ser totalmente aterrada deixando a área plaina e protegida dos descartes de lixo inadequados.

Outro fator importante e preocupante, que fez com que o governo tomasse logo as providencias, para combater o lixão que se formava, dizem respeito ao manancial de um rio que estar ali, há poucos metros da cratera e que poderia ser prejudicado, caso as providencias, não fossem tomadas pelo poder público de frear tal situação, para que o olho d’agua não corra mais o risco com a contaminação do solo, por conta da falta de responsabilidade de algumas pessoas, que insiste em não cooperar para uma cidade mais limpa, mais agradável e melhor pra si viver.

Agora, todos esses problemas serão solucionados, a cratera com o tempo irá ser um lugar com uma bela vista, que provavelmente terá outra finalidade bem mais aprazível para os moradores do bairro Maria Madalena.